Amigo mecânico, você está preparado para responder as principais dúvidas sobre mecânica dos clientes?

Para ajudar você a criar uma relação de confiança com o cliente, selecionamos as perguntas mais frequentes nas oficinas mecânicas e apresentamos a resposta adequada para cada uma delas.

Faça o teste: leia o texto e descubra se você está afiado!

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE MECÂNICA

1. Meu carro vai ficar parado por muito tempo. Ele pode estragar?

Sim, se o carro ficar parado na garagem durante um longo período é possível entupir os bicos injetores, deformar os pneus e até gastar a bateria.

Assim, caso o cliente preveja que isso vai acontecer, recomende que ele não se esqueça de tirar o combustível do tanque, pois o líquido pode formar um tipo de gosma que obstrui os filtros. Além disso, é importante trocar o óleo por um sem aditivo, de preferência.

Também sugira que o cliente coloque a pressão máxima recomendada nos pneus, desligue o polo negativo da bateria, retire os limpadores e coloque o carro na marcha ré.

2. Quando devo trocar a correia dentada?

Para garantir o correto funcionamento da correia dentada, a recomendação é seguir a quilometragem indicada no manual do veículo.

Além disso, é importante alertar seu cliente para o fato de que existe um tempo máximo de vida da correia, que também não pode ser ultrapassado e é, geralmente, de 05 anos.

3. Gasolina Aditivada é melhor que a Comum?

Em primeiro lugar, é importante compreender que a Gasolina Aditivada possui um aditivo de limpeza que auxilia a manter a vida do carro mais longa.

Diante disso, a gasolina aditivada é melhor para os veículos, sejam novos ou usados.

4. Quando devo fazer o rodízio dos pneus?

Uma das principais dúvidas sobre mecânica é o prazo adequado para o rodízio. A troca dos pneus dianteiros pelos traseiros, e vice-versa, deve ser feita entre 5.000 e 10.000 km rodados.

Dessa forma, como cada montadora ou fabricante possui uma quilometragem ideal, a orientação é sempre verificar o manual do veículo.

5. Líquido de Arrefecimento é obrigatório?

Sim. O uso do fluido de arrefecimento é obrigatório, pois os sistemas atuais de funcionamento dos motores são complexos e esse item auxilia nos sistemas.

No entanto, a dica é colocar ou substituir o líquido apenas em uma oficina mecânica.

6. Quando os pneus devem ser calibrados?

A calibragem ideal dos pneus deve ser feita com frequência. A recomendação é seguir o prazo de, no máximo, quinze dias.

Conclusão

E aí, achou que as dúvidas sobre mecânica são fáceis de responder ou ficou com dúvida em alguma questão?

Para mais informações, você pode conferir em nosso blog diversos conteúdos sobre manutenção, mecânica e muito mais. Além disso, pode conhecer os produtos disponíveis em nosso site, fazer o seu pedido e receber nossas peças sem sair de casa.