O catalisador automotivo é um dispositivo antipoluente que fica acoplado ao escapamento dos carros e age encerrando a combustão que não ocorreu por completo no motor. Embora o conceito possa parecer simples, existem alguns aspectos que ainda geram dúvidas entre os motoristas. Pensando nisso, trouxemos informações sobre o funcionamento e as vantagens do catalisador.

O que é o catalisador automotivo?

O catalisador é o dispositivo responsável por provocar uma reação nos gases de escape e transformar cerca de 98% dos gases nocivos em inofensivos, evitando a poluição e protegendo o meio ambiente.

O interior do dispositivo se parece com uma colmeia e possui pequenas contas de cerâmica revestidas com metais preciosos, responsáveis por promover a reação química para que os poluentes não sejam tão nocivos.

É preciso que o catalisador automotivo trabalhe em sintonia com o sistema de alimentação de combustível dos automóveis e que o motorista use sempre gasolina de boa qualidade, impedindo a contaminação do agente catalisador e prolongando a vida útil do dispositivo.

Tipos de catalisador automotivo

Existem basicamente dois tipos de catalisadores para veículos com motores de ciclo Otto (álcool, gás natural veicular e/ou gasolina). São eles:

  • Catalisadores de oxidação

Compostos por metais como paládio (Pd) e platina (Pt) em quantidades bem pequenas e agem convertendo os hidrocarbonetos da gasolina não queimada e o monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.

  • Catalisadores de redução

Compostos por metais como paládio (Pd) e ródio (Rh), também em quantidades bem pequenas, que agem transformando o óxido de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio.

Principais sintomas de problemas no catalisador automotivo

  • Desregulagem do sistema de injeção eletrônica;
  • Alteração da contrapressão do sistema de escapamento;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Perda do rendimento do motor;
  • Aumento da rotação do motor quando está em marcha lenta.

Dicas para aumentar a vida útil do catalisador

Alguns cuidados básicos garantem que o catalisador automotivo funcione corretamente e dure muito mais tempo. Confira:

  • Evite estacionar sobre grama alta ou vegetação seca, pois a alta temperatura que o catalisador atinge pode causar um incêndio;
  • Mantenha o sistema de ignição do seu carro sempre em ordem para evitar que o combustível não queimado entre e contamine o catalisador;
  • Use apenas combustível de qualidade.

Para conferir mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho no Facebook.