Como sempre falamos, é muito importante lembrar que todos os veículos precisam de manutenção com regularidade. Por isso, neste post iremos falar sobre a troca do rolamento dianteiro do Corolla.
Troca do rolamento dianteiro do Corolla
O rolamento de roda é um item que sofre muita influência de diversos fatores externos e é facilmente desgastado, mas que ocasionalmente é trocado dentro do prazo de validade. A durabilidade do rolamento e a eficiência do seu funcionamento estão relacionadas com o modo de conduzir o veículo, as condições dos componentes de suspensão e o tipo de solo percorrido.
Sem o balanceamento e alinhamento das rodas e as molas e amortecedores deteriorados, o rolamento acaba ficando sobrecarregado. Por isso é necessário realizar a troca do rolamento dianteiro do Corolla com a manutenção preventiva.
Gerações dos rolamentos
Nos carros com rolamentos da “geração zero” é possível separar as peças, o que permite ver as marcas de desgastes. No entanto, os rolamentos de primeira, segunda e terceira geração, que são os atuais, não permitem abrir o conjunto.
Os rolamentos de Primeira Geração são aqueles em que todos os elementos formam uma só peça que é aplicada no cubo de roda. Já os rolamentos de Segunda Geração são montados na fábrica no cubo de roda, o que é mais caro, mas diminui a possibilidade de erros na instalação. Por fim, os rolamentos de Terceira Geração se tornam parte da estrutura do conjunto completo de manga e eixo e flange para fixação da roda e tem como vantagens a aplicação correta da pré-carga de fabricação, maior durabilidade e facilidade de montagem e redução dos componentes, do peso do conjunto, de desbalanceamento e de vibrações.
Nesse post explicaremos como é feita a troca do rolamento dianteiro do Corolla 2004, que pertence à primeira geração.
Diagnóstico e inspeção para a troca do rolamento dianteiro no Corolla
- Observe primeiro a suspensão e depois a totalidade da roda.
- Retire a roda com ferramenta pneumática e soquete 21 mm.
- Solte os parafusos dos pivôs para remover a pinça de freio.
- Pendure a pinça de maneira que não danifique o flexível de freio.
- Remova as pastilhas de freio e inspecione as condições de desgaste do disco e das pastilhas de freio.
- Solte os dois parafusos de fixação do cavalete da pinça e de freio com uma chave 17 mm e retire o cavalete.
- Tire o disco de freio e solte a porca de fixação do cubo de roda com soquete de 30 mm e ferramenta pneumática.
- Retire a cupilha do terminal de direção com um alicate e remova a porca-castelo com soquete 17 mm.
- Solte o defletor e gire-o para poder posicionar o sacador de terminal e depois solte o terminal de direção.
- Siga o pivô da manga de eixo que também é preso por sistema de cupilha e porca-castelo e retire primeiro a cupilha.
- Solte as três porcas de fixação do pivô na bandeja de suspensão.
- Force a bandeja para baixo com as mãos, desencaixe as peças para descolar o pivô e faço o mesmo com o semieixo da manga de eixo.
- Sem remover, solte os dois parafusos e porcas de fixação da manga de eixo na torre de suspensão com chave e soquete 19 mm.
- Antes de remover os parafusos, segure a manga de eixo para que não caia.
- Retire a manga e leve-a para a morsa.
- Com a manga presa da morsa, utilize o sacador de terminal para remover o pivô, mantendo a porca-castelo em seu fuso para evitar deformações na peça.
- Ao levar o cubo para a pensa, faça o apoio correto com os calços para aplicar a força uniformemente para sacar o cubo de roda. Segure o cubo para conter sua queda.
- Pelos sinais de contaminação do anel que sai junto com a manga de eixo é possível notar se está no final da sua vida útil. Se a graxa estiver com coloração marrom é sinal de falha de lubrificação.
- Remova o defletor da manga de eixo e retire o anel-trava que apoia a pista externa do rolamento com um alicate apropriado.
- Retorne a manga de eixo à prensa para remover o que sobrou do rolamento. Lembre-se de fazer o apoio com os calços para aplicar a força uniformemente na região do anel externo.
- Examine o restante do rolamento fora da manga de eixo para observar a graxa e as esferas, verificando sinais de desgaste e corrosão na manga de eixo.
- Meça o alojamento do rolamento para se certificar que não está ovalizado.
- Posicione o súbito, de 90-150 mm calibrado na temperatura ambiente da oficina, no alojamento, encontre o ponto de máxima oscilação e zere a escala. Faça a medição em três pontos diferentes e veja se oscilação máxima entre eles é menor do que 0,010 mm (10 milésimos de milímetro).
- Na substituição do rolamento, o ideal é que também se troque o cubo de roda, que garante a qualidade do serviço e a durabilidade do rolamento novo.
- O rolamento não possui lado de instalação, pois não possui um sensor de ABS. Lembre-se de fazer a limpeza de todas as peças e da área da prensa.
- Posicione a manga de eixo e seus adaptadores universais na prensa de forma adequada para a aplicação homogênea de força no anel externo do rolamento. Garanta que o assentamento da peça está perfeito. Se a aplicação for errada o rolamento deve ser removido e substituído.
- Coloque de volta o anel-trava elástico do rolamento na região interna da manga de eixo.
- Devolva o defletor à manga antes de instalar o cubo de roda ou só será possível instalar sacando o rolamento, o que leva à perda da peça.
- Apoie corretamente o cubo de roda para a instalação na pista interna do rolamento. Os dispositivos de adaptação devem cobrir toda a região do rolamento para garantir que a força seja aplicada uniformemente.
- Faça o teste manual girando o cubo de roda para verificar se não há ruídos, vibrações ou engripamento com a manga de eixo presa na morsa.
- O restante da montagem segue a ordem inversa da desmontagem.
- A porca do semieixo na manga tem torque de aperto de 190 a 240 Nm.
- Na porca não é necessário o uso de qualquer ripo de cola, basta amassar a trava da porca com uma punção e martelo de borracha.
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