O Fusca é um dos carros mais populares de todos os tempos e a sua história começou em meados de 1932, quando o alemão Ferdinand Porsche começou a esboçar os projetos de um novo carro que se chamaria Volkswagen, traduzido do alemão para “carro do povo”. Durante o período em que o projeto era elaborado, o governo alemão demonstrou interesse e investiu 200 mil marcos para a fabricação dos primeiros protótipos.

As primeiras unidades foram testadas por extensos 50 mil km, possuíam um surpreendente motor refrigerado a ar e tinham um valor acessível para os alemães mais pobres. Nos anos que sucederam a 2ª Guerra Mundial, após a fábrica ter sido bombardeada, a Volkswagen enfrentou algumas dificuldades, mas em 1947, através das exportações, o Fusca voltou a ganhar prestígio. A Holanda foi o primeiro país a importar o veículo.

No Brasil o fusca só chegou em 1951 e teve a primeira unidade fabricada em 1959. Em 1972 o modelo bateu o recorde mundial de produção, atingindo mais de 15 milhões de unidades. Em 1986, depois de 3,3 milhões de unidades vendidas no país, a produção parou. Foi retomada em 1993, mas só continuou até 1996.

Quase 20 anos depois, no final de 2012, o Novo Fusca foi lançado pela Volkswagen do Brasil e assim como nos demais países, a montadora alemã resgatou o nome original do carro mais famoso de sua trajetória. Entretanto o resgate se limitou apenas ao nome e visual, pois o Novo Fusca perdeu o caráter popular e o modelo de 2016, atinge valores que se aproximam dos 90 mil reais.

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