O amortecedor compõe o sistema de suspensão do veículo e tem a função de controlar as oscilações das molas, garantindo dirigibilidade, estabilidade, conforto e segurança. Por isso, é importante conhecer as causas e sintomas de desgaste do amortecedor e saber como cuidar corretamente desse componente. 

Ficou interessado? Continue lendo e confira tudo sobre o tema!  

TIPOS DE AMORTECEDORES 

  • Amortecedores a óleo

Considerado o modelo mais popular, o amortecedor a óleo foi muito utilizado em veículos mais antigos. Ele conta com um sistema que funciona por meio de óleo e ar e é a opção mais acessível.

  • Amortecedores a gás

Esse tipo de amortecedor utiliza gás nitrogênio ao invés de ar, garantindo maior resistência ao movimento e, consequentemente, maior aderência dos pneus ao solo. 

Além disso, a substância evita a formação de bolhas de ar no óleo, o que diminui a possibilidade de  vaporização de um líquido pela redução da pressão e aumenta a vida útil do amortecedor.

  • Amortecedores eletrônicos 

Esse modelo de amortecedor, encontrado em veículos de luxo, é controlado por um sistema eletrônico que atua de acordo com as condições de condução do veículo e pode modificar suas características de acordo com a necessidade do condutor. 

SINAIS DE DESGASTE DO AMORTECEDOR 

1. Solavancos 

A movimentação excessiva da carroceria é um dos principais sinais de que a peça vai dar problema, pois o desgaste do amortecedor deixa o carro instável, principalmente ao passar por alguma irregularidade ou desnível da pista

2. Balanço em excesso 

Também é preciso ficar atento à instabilidade nas curvas e a sensação de balanço excessivo, pois há diminuição do nível de aderência do pneu no piso, o que exige que o condutor corrija o volante a todo instante.

3. Rodas sem contato 

Outro sinal de problema no amortecedor é o sobe e desce da roda de forma muito rápida ao passar por lombadas. Nesse caso, é necessário levar o carro logo para o mecânico, pois essa situação pode sobrecarregar diversos componentes, prejudicando a suspensão do veículo.  

4. Desgaste irregular do pneu 

A suspensão com problemas impacta diretamente no movimento das molas e causa “pulos” nas rodas. Como resultado, as borrachas dos pneus ficam sobrecarregadas, o que provoca o desgaste acentuado dos pneumáticos. 

5. Frenagem 

Outro sintoma de desgaste do amortecedor é o tempo e a distância de frenagem do veículo. Afinal, quando esse componente está danificado, a aderência do pneu ao solo diminui, aumentando o tempo e o percurso de parada total do carro. 

6. Altura do carro 

Um dos sinais mais comuns de problema no amortecedor é o carro ficar mais baixo, o que pode ocorrer quando as molas estão danificadas e sobrecarregam o sistema.  

7. Barulhos 

Fique atento a barulhos metálicos, como rangidos e ruídos, ao passar por uma irregularidade na pista. Esse problema pode ser causado por folgas na bieleta ou nos axiais, desgaste das buchas de borracha e problemas nos pivôs ou nos coxins, o que prejudica os amortecedores. 

DICAS PARA EVITAR O DESGASTE DO AMORTECEDOR

Como sempre falamos no blog da Bompreço Autopeças, as ações preventivas são fundamentais para garantir o correto funcionamento do veículo. Portanto, ao falar dos amortecedores, a recomendação é fazer a revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros e substituir o componente a cada 50 mil km ou de acordo com a orientação do manual do fabricante. 

Além disso, é importante ficar atento aos sinais que o veículo apresenta para identificar os problemas de forma mais rápida e assertiva. Caso observe algum defeito, a dica é levar o veículo no seu mecânico de confiança e comprar as peças originais da Bompreço Autopeças.
Para verificar a disponibilidade dos itens e solicitar o orçamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site.