Nos dias de chuva, o cuidado ao dirigir deve ser redobrado. Afinal, além da baixa visibilidade, é preciso lidar com a instabilidade do veículo e possíveis buracos na via. Pensando nisso, preparamos esse guia com dicas práticas para ajudar você a dirigir com segurança na chuva. 

Se você ficou interessado, continue a leitura e tire suas dúvidas. 

DICAS PARA DIRIGIR COM SEGURANÇA NA CHUVA 

Dirigir na chuva é um desafio até mesmo para motoristas mais experientes. Assim, para garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo, é importante adotar alguns cuidados. 

1. Planeje a rota antes de sair

No período de chuva, é muito comum ocorrer alagamentos e enchentes. Por isso, uma dica importante para dirigir com segurança na chuva é planejar sua rota com antecedência, buscando caminhos alternativos para evitar áreas que costumam reter muita água.

2. Avalie se deve parar ou continuar 

Caso seja pego de surpresa pela chuva, analise a situação para saber se o seu carro tem condições de atravessar o local. Se a altura da água estiver ultrapassando a metade da roda do carro, a orientação é desviar o caminho ou esperar a água baixar. Afinal, além de correr o risco de entrar água no veículo, há chance de cair em buracos e bueiros que não estão visíveis.

Se não for possível aguardar, desligue os componentes eletrônicos que possam reduzir a potência do motor e dirija sempre em primeira marcha e com aceleração constante para evitar que a água chegue ao motor. No entanto, se o carro morrer, coloque o câmbio em ponto morto e procure ajuda imediatamente. 

3. Aumente a distância para o carro da frente

É sempre recomendado manter uma distância segura do veículo à frente, mas em dias chuvosos esse cuidado é ainda mais importante, pois o tempo de frenagem em uma pista molhada é maior. Assim, a dica é ficar a uma distância de, pelo menos, dez metros do veículo da frente, o que equivale ao tamanho de dois carros de porte médio. 

4. Elimine estímulos sonoros e visuais

Para dirigir com segurança na chuva, é recomendado desligar o som do carro, aparelhos de DVD embutidos e até o bluetooth do celular. Afinal, esses eletrônicos podem causar distrações e quando a chuva está forte a atenção precisa estar completamente focada na pista. 

5. Ligue o farol baixo

Em dias de chuva, deixe as luzes dos faróis acesas, pois isso ajuda a aumentar a visibilidade, possibilitando que o motorista identifique poças e buracos e deixe seu carro mais visível para quem trafega pela pista. 

Outra dica importante é evitar a luz alta, pois ela reflete nas gotas de chuva e prejudica o campo de visão do motorista. 

6. Evite ultrapassagens

A pista molhada deixa as manobras mais arriscadas. Por isso, algumas das principais dicas para dirigir com segurança na chuva são diminuir a velocidade e evitar ultrapassagens, principalmente em estradas de pista simples.

7. Cuidado com a aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando o carro perde o contato com o asfalto e derrapa ao passar por cima de uma lâmina d’água. Para evitar que isso aconteça, a orientação é manter os freios em dia e os pneus em bom estado. Caso o carro perca o contato com a pista, é importante manter as duas mãos no volante, tirar o pé do acelerador, não pisar no freio e não virar a direção.

IMPORTÂNCIA DE FAZER A MANUTENÇÃO DO VEÍCULO

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a segurança do veículo no trânsito, pois reduz as chances de problemas e evita gastos. Assim, para garantir mais segurança ao dirigir, é primordial seguir as recomendações do fabricante e manter a revisão em dia.

Portanto, é importante ter um mecânico de confiança e usar apenas peças de qualidade. Com a Bompreço Autopeças você tem os melhores preços, atendimento eficiente e peças de qualidade. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu pedido.