A falha no motor pode gerar diversos problemas, alguns mais comuns e outros mais difíceis. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais que o veículo dá. 

O motor é composto por peças e estruturas fundamentais para o funcionamento do carro. Assim, é necessário ficar atento a falhas no motor, afinal um problema em uma peça pode fazer o veículo parar no meio da estrada. 

Pensando nisso, listamos as principais causas e sinais de problemas no motor e apresentamos dicas para você cuidar do seu automóvel.   

FUNCIONAMENTO DO MOTOR DO CARRO

O motor começa a funcionar no momento em que o motorista gira a chave do carro. Diante disso, o combustível vai para os cilindros, onde os pistões atuam como êmbolos. 

A entrada de combustível vaporizado e do ar aspirado é controlado pelas válvulas e pressionado pelo pistão, que gera uma centelha. Essa explosão empurra o pistão e faz o virabrequim girar. 

PRINCIPAIS COMPONENTES DO MOTOR 

1. Válvulas

As válvulas de admissão e escape se abrem para o combustível e o ar entrarem e saírem. No entanto, durante os processos de compressão e a combustão elas ficam fechadas, vedando a câmara de combustão.

Vela de ignição

Libera a centelha que inflama a mistura de combustível e ar, provocando a combustão. 

Pistão 

Peça de metal que se move para cima e para baixo dentro do cilindro. Sua manutenção deve considerar a geometria do cilindro e do pistão, assim como a condição dos anéis para verificar se há necessidade de serem ou não substituídos.

Esse cuidado é importante porque a ocorrência de atrito ou espaço maior entre o cilindro e os anéis resulta na queima do óleo e no vazamento da pressão de compressão, o que trava os componentes.

A manutenção deste componente também inclui a troca do lubrificante do motor e a substituição dos filtros de ar e óleo.

Anéis do pistão

Vedam a borda externa do pistão e a borda interna do cilindro para manter o óleo no cárter e impedir que a mistura de combustível e ar escape da câmara de combustão.

Biela

Haste que liga o pistão ao eixo, girando de acordo com os movimentos do pistão e rodando o eixo.

Virabrequim

Peça responsável por movimentar o pistão para cima e para baixo, fazendo as rodas se moverem através do movimento no eixo cardã.

Bloco do motor

Componente robusto com a função de suportar as explosões e conter os sistemas de lubrificação e de arrefecimento.

Cárter

O cárter armazena e resfria o óleo que lubrifica os pistões, além de auxiliar no resfriamento do bloco do motor. 

Radiador

Peça responsável por resfriar o fluido de arrefecimento que vem do reservatório e passa pelo motor. 

Correia dentada

Feita em material flexível, ela tem pequenos dentes de borracha na parte interna para realizar o deslocamento dos pistões nos cilindros e o fechamento das válvulas no momento adequado. 

Assim, a correia protege a válvula dentro do cilindro e evita problemas de segurança e funcionamento do motor.

Dessa forma, é necessário verificar e trocar a peça a cada seis meses ou 10.000 km rodados, conforme recomendação do fabricante. Afinal, se a correia dentada arrebentar, o motor para de funcionar e pode provocar danos em outras peças do sistema.

Motor de partida

Também chamado de motor de arranque, esse componente elétrico tem a função de permitir a inicialização do motor à combustão. 

Ele é composto por bobina, bendix, mancais, induzido, solenoide e porta-escovas e fica junto ao sistema de transmissão e ao volante do motor à combustão. 

O motor de partida é acionado ao virar a chave na ignição, produzindo um pequeno campo magnético que faz os itens começarem a girar e transmitir esse movimento para o motor. Como resultado, é dada a partida e a vela gera a primeira faísca na injeção de combustível. 

Assim, o motor de arranque para e apenas o motor principal continua funcionando.

FALHA NO MOTOR: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINAIS 

A seguir você vai conhecer os principais sintomas de falha no motor, as causas para esse problema e como resolvê-las. Confira. 

– Superaquecimento

Conhecido como “carro fervendo”, esse problema tem diversas causas, porém algumas são simples de serem detectadas e resolvidas.

Luz no painel

O principal motivo do aumento de temperatura no motor é a falta de lubrificante ou aditivo no radiador. Por isso, se perceber esse problema, desligue o veículo e deixe esfriar para não correr o risco de se queimar. Caso não tenha líquido no radiador, faça a troca e coloque o aditivo adequado.

Vazamento de fluidos

O superaquecimento pode acontecer por falha na bomba d’água e entupimento dos canais de circulação do líquido de resfriamento. Para evitar que isso aconteça, é importante limpar todo o sistema, verificar os sensores de temperatura e a parte elétrica.

Outra causa para o superaquecimento é o baixo nível de óleo do motor ou a validade do fluido. Nesse caso, é necessário avaliar o sistema de lubrificação e verificar se há vazamentos.

Combustível adulterado

O uso de combustível adulterado pode provocar falha no motor e gerar problemas em vários sistemas, o que acaba dificultando o diagnóstico. Portanto, caso note um aumento repentino no consumo ou irregularidade no sistema, fale com seu mecânico de confiança.  

Em muitas situações, uma limpeza pode resolver. No entanto, se não for suficiente, será necessário  remover o combustível, trocar os filtros e o óleo do motor, além de avaliar a injeção eletrônica. 

Falha na injeção eletrônica

Um dos principais sinais de falha no motor é a luz da injeção eletrônica permanecer acesa. Nesse caso, o primeiro passo é verificar os sensores com um scanner automotivo. 

Além disso, é indicado limpar o sistema, testar os bicos injetores e ver se algum deles está com defeito. Caso o problema continue, pode ser necessário trocar a central de injeção.

Problema nas velas 

Outra questão muito comum são velas de ignição com defeito ou fora do prazo de validade. Quando isso acontece, elas podem apresentar aumento do consumo de combustível, dificuldade de fazer o veículo pegar, excesso de fumaça, além de falhas no motor.

Assim, além de limpar as velas, é importante substituir essa peça no tempo indicado e verificar a folga entre os eletrodos na hora de instalar. 

Folga das correias 

Se escutar um barulho agudo vindo do motor, avalie a correia do alternador e faça a substituição antes do rompimento da peça. 

Fique atento também à correia dentada e faça a troca a cada 40 mil quilômetros rodados.

Neste artigo, você viu as principais causas de falha no motor e conferiu como evitar que esse problema afete outros sistemas.

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