Ao longo dos anos, muitos itens já deixaram de fazer parte dos veículos, como afogador, quebra vento, antena elétrica, carburador, platinado e muitos outros. Mas essa não é uma realidade apenas dos veículos antigos, já que existem itens que os carros vão perder nos próximos anos.

Confira abaixo a lista com os itens que os carros vão perder e prepare-se para sentir saudade e contar sobre eles para os mais novos.

  • Injeção eletrônica

É provável que no futuro a injeção eletrônica seja substituída pelo sistema de injeção direta, que injeta combustível dentro do cilindro com altíssima pressão, promovendo ganho de torque e potência e redução de consumo e emissões.

  • Sedãs médios com câmbio manual

Os carros automáticos estão cada vez mais populares, fazendo com que as montadoras comecem a eliminar a embreagem. Exemplo disso são os modelos Ford Focus Sedan, Peugeot 408, Nissan Sentra e Chevrolet Cruze, que não têm opção de câmbio manual no Brasil.

  • Botões físicos no painel

O próximo passo das montadoras será eliminar botões físicos no painel. Para isso, vão desenvolver os comandos do veículo em telas sensíveis ao toque e utilizar gestos para controlar o veículo, como no BMW Série 7.

  • Grandes motores aspirado

Entre os motores, a expectativa é que os V6 substituam os V8 e motores de quatro cilindros com turbo entrem no lugar dos V6. Essa mudança é explicada de forma simples, afinal os motores pequenos fazem o mesmo que os motores grandes e ainda trazem menor consumo e emissões, rendendo maior potência.

  • Rádio com CD-player

O abandono dos CDs é uma realidade. Considerando sistemas multimídia modernos, com Android Auto e Apple Carplay, Chevrolet, Volkswagen e Peugeot estão entre as poucas fabricantes que mantêm leitor de discos.

  • Direção hidráulica

O volante dos carros continuará bem leve em manobras, mas isso será feito graças à direção elétrica. A troca é interessante porque esse sistema funciona de forma independente do motor, é menos complexo e não exige manutenção.

  • Estepe tradicional

No Brasil, estepes de uso temporário, mais estreitos e leves, já estão presentes em carros de entrada, como o Chevrolet Onix. Essa tendência parece se tornar cada dia mais interessante, pois significa menos massa suspensa para carregar e mais espaço no bagageiro.

  • Quadro de instrumentos analógicos

As telas TFT caíram no gosto das montadoras e dos consumidores devido às suas características coloridas, configuráveis e belas. Por essas vantagens, elas tendem a se disseminar entre os carros nacionais em poucos anos.

  • Lâmpadas halógenas

As lâmpadas LED garantem menor consumo de energia e iluminação mais eficiente, substituindo as lâmpadas convencionais. Essa escolha pode ser percebida primeiro no painel, depois nas lanternas traseiras e agora no lugar das lâmpadas de xenônio nos faróis.

O que você acha dessas mudanças? Quais delas você acha mais interessantes? Para ficar por dentro das notícias do mundo automotivo, acompanhe nosso blog e conte com a experiência da Bompreço Auto Peças.