O sistema de freios é fundamental para o automóvel, pois influencia diretamente na segurança do motorista e de seus passageiros. Portanto, é necessário ficar atento aos sinais que o carro apresenta e fazer a manutenção dos freios regularmente. 

Pensando nisso, elaboramos esse guia completo com dicas, informações e boas práticas tanto para a hora de fazer a revisão quanto durante o uso desse sistema.  

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DOS FREIOS

O sistema de freio está diretamente ligado à segurança e à dirigibilidade do carro. Por isso, é fundamental fazer as manutenções preventivas e corretivas do componente no prazo determinado pela fabricante.

Dessa forma, é importante ficar atento a cuidados básicos que podem diminuir a chance de acidentes, além de garantir o funcionamento adequado do sistema e reduzir os custos com reparos mais graves. 

Outro motivo para realizar a manutenção é aumentar a durabilidade do veículo. Principalmente nos sistemas de freios modernos, que têm sido atualizados pelas montadoras para trazer cada vez mais tecnologia. 

COMPONENTES DO SISTEMA DE FREIOS  

Conhecer os principais componentes do sistema de freios ajuda a compreender o funcionamento do veículo e permite observar problemas ou defeitos que merecem atenção. 

Assim, listamos a seguir os principais componentes desse sistema: 

  • Disco de freio: localizado nas rodas dianteiras e traseiras;
  • Pastilha de freio: usada para comprimir o disco e fazer a roda parar de girar;
  • Pinça de freio: é pressionada junto ao disco e fica onde a pastilha está presa;
  • Cilindro mestre: envia o fluido de freio durante a frenagem das rodas;
  • Tambor de freio: nos veículos mais novos, fica localizado na parte traseira;
  • Lona de freio: toca o tambor para parar a roda traseira;
  • Cilindro de roda: aciona o freio traseiro, caso o sistema use tambores.

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO DOS FREIOS? 

A frequência da manutenção dos freios pode variar conforme o tipo de sistema utilizado no veículo. Afinal, cada um é composto por peças diferentes e que podem apresentar falhas ou desgaste em períodos variados.

No entanto, embora a durabilidade das peças do sistema possa variar, a frequência recomendada para as manutenções é de uma vez por ano ou a cada 10 mil km rodados. Além disso, é essencial ficar atento ao surgimento de falhas e defeitos.

SINAIS DE PROBLEMAS COM OS FREIOS 

1. Pedal muito baixo

O pedal baixo pode indicar a ocorrência de vazamentos do fluido do sistema de freio ou desgaste excessivo das pastilhas, evidenciando que o sistema precisa de reparos. 

2. Pedal pesado

Outro sinal de problema no freio é o pedal pesado. Esse tipo de falha normalmente está relacionado ao servo freio e, embora não afete a capacidade de frenagem do carro, torna a ação de frear muito desconfortável.

3. Perda de eficiência 

A perda de eficiência na frenagem pode estar relacionada a diversos fatores, como desgaste das pastilhas e lonas, perda de pressão no sistema, baixa qualidade de peças, entre outros. Nesse caso, é necessário levar o carro para um mecânico de confiança investigar a origem do problema. 

4. Ruídos agudos

Em geral, a presença de ruídos agudos durante a frenagem deve-se ao desgaste excessivo das pastilhas, que entram em contato com a superfície do disco, que também é de metal. 

5. Trepidação 

A trepidação no volante durante a frenagem pode indicar que o disco de freio está empenado. Ou seja, a superfície do disco apresenta uma ondulação, que é transmitida pelo sistema hidráulico e retorna ao pedal, dando a sensação de trepidação. 

6. Luz do painel acesa

Outro sinal de que é hora de fazer a manutenção dos freios é a luz do sistema de frenagem permanecer acesa. Desse modo, é necessário ficar atento a problema como desgaste acentuado das pastilhas, vazamentos ou vencimento do fluido e indicam que é necessário levar o carro para a oficina. 

DICAS DE MANUTENÇÃO DOS FREIOS 

O cuidado com o sistema de freio e com a forma de dirigir é primordial para evitar acidentes. Por isso, é necessário ficar atento a algumas medidas de precaução: 

  • Trocar as pastilhas de freio quando ela atingir a espessura mínima, que é de 3 milímetros;
  • Manter o fluido de freio sempre novo; 
  • Usar apenas peças originais, como as vendidas pela Bompreço Autopeças;
  • Evitar frear o veículo bruscamente, pois isso diminui a vida útil dos freios. 

Em suma, fazer a manutenção dos freios periodicamente é fundamental para garantir o correto funcionamento do sistema, além de manter as pessoas mais seguras e confortáveis no carro.

Por isso, se estiver na hora de fazer a revisão do seu veículo, conte com a experiência da Bompreço Autopeças e garanta os melhores preços, atendimento eficiente e peças de qualidade.

Assim, para saber mais, entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu pedido.