Em 2022, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras para o uso de películas nos vidros dos veículos, buscando aumentar a segurança no trânsito. Diante disso, é fundamental conhecer as regras e restrições da nova lei do insulfilm para evitar multa e pontos na CNH. 

Quer saber mais sobre o tema? Continue lendo e confira nossas dicas.  

INSULFILM: CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS   

O insulfilm é uma película produzida com uma membrana de poliéster coberta com uma fina camada de metal, que torna-se transparente quando é aplicada no vidro do veículo. 

Assim, além de personalizar o visual dos carros, o item tem outras funções importantes para os motoristas: 

  • Dificulta a entrada de raios ultravioletas, o que reduz o calor no interior do veículo e garante maior conforto para dirigir; 
  • Preserva os bancos e o painel, pois diminui o desgaste natural causado pela ação do sol; 
  • Garante melhor visibilidade ao dirigir, principalmente contra a luz do sul, reduzindo o esforço ocular; 
  • Contribui para a preservação da privacidade do motorista, aumentando a proteção contra furtos e roubos; 
  • Protege os ocupantes do veículo da ação do sol, tornando-o aliado na prevenção a doenças de pele. 

NOVA LEI DO INSULFILM 

Com o objetivo de manter o trânsito seguro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu novas regras para o uso de insulfilm em veículos.

A nova lei do insulfilm atualizou o percentual mínimo de luz exigido para atravessar a película. Agora, o grau de transparência no pára-brisa e nos vidros laterais dianteiros deve ser de 70%, independentemente da cor do material. Nos vidros traseiros, o mínimo permitido continua sendo de 28%.

Além dos novos critérios, o Contran também definiu algumas restrições: 

  • Está proibido manter películas que estejam com bolhas, principalmente nos vidros laterais dianteiros e no para-brisa, pois esse defeito pode comprometer a visão, aumentando o risco de acidentes.
  • Está proibido utilizar películas refletivas ou opacas em todos os vidros do veículo, pois elas impedem a passagem de luz e prejudicam a visibilidade do condutor. 

A nova lei do insulfilm ainda determina que apenas os vidros do teto e blindados estão isentos das novas exigências. Além disso, o órgão também inclui máquinas agrícolas, rodoviárias, florestais e veículos destinados à circulação fora das vias públicas.

Caso o proprietário do veículo seja pego com o insulfilm fora do padrão, poderá receber uma multa grave. Assim, terá de pagar o valor de R$ 195,23, além de tomar cinco pontos na CNH e ter o veículo apreendido para regularização. Nesse caso, após se adequar à norma, é preciso pagar também os valores da estadia do automóvel no pátio para conseguir a liberação.

Ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixe sua mensagem para nossos especialistas e continue acompanhando nosso blog para ver mais notícias e novidades do mundo automotivo.