As estradas brasileiras estão cada vez mais precárias, o que pode resultar em graves danos ao veículo. Portanto, para lidar com os prejuízos provocados por um buraco na rua, é preciso conhecer seus direitos e entender como pedir a indenização. 

Ficou interessado? Continue lendo e saiba quais os problemas mais comuns causados por buraco na rua e como ser indenizado. 

COMO FUNCIONA A INDENIZAÇÃO POR BURACO NA RUA 

A manutenção das ruas é fundamental para garantir segurança aos motoristas, especialmente nos períodos chuvosos, quando a ocorrência de buracos é maior e, consequentemente, provoca mais prejuízos e acidentes nas ruas e estradas.

Assim, para evitar esses problemas, os órgãos devem manter as vias em bom estado de conservação. Caso isso não aconteça, o motorista pode pedir indenização dos gastos para: 

  • Município: em vias municipais;
  • Estado: em vias estaduais;
  • União: em estradas federais;
  • Concessionárias de serviço público: em rodovias administradas por esses órgãos. 

Portanto, em caso de acidentes provocados por buracos, é possível solicitar indenização pelos prejuízos materiais e também por danos morais, desde que seja comprovada omissão do órgão na conservação e falta de sinalização de buraco.

COMO PEDIR INDENIZAÇÃO  

  1. Registre um boletim de ocorrência;
  2. Faça fotos e vídeos do buraco, da via e do carro danificado;
  3. Reúna testemunhas do ocorrido; 
  4. Peça, pelo menos, 3 orçamentos de conserto do veículo;
  5. Guarde os recibos e notas fiscais dos gastos;
  6. Solicite o laudo médico, em caso de lesão;
  7. Procure um advogado de confiança.

Com os documentos em mãos, é hora de entrar com uma ação contra o órgão que não cumpriu o dever de manter a via em boas condições e resultou em danos ao automóvel. 

Municípios com órgãos específicos costumam demorar cerca de 80 dias para responder às solicitações. Nos demais entes da administração pública, é necessário recorrer ao Juizado Especial da Fazenda Pública, que é responsável por processar, conciliar e julgar causas cíveis dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

Já nos casos das concessionárias, é possível solicitar a indenização nos Juizados Especiais Cíveis, a quem compete as causas que não excedam o valor de 40 salários mínimos.

Além disso, também pode ser solicitado o ressarcimento relativo ao que deixou de receber por não poder trabalhar enquanto o veículo estava no conserto, em caso de taxistas, por exemplo, e por danos morais.  

A recomendação é conversar com um advogado de confiança para saber quando solicitar essa indenização e como proceder.

PRINCIPAIS PEÇAS DO CARRO AFETADAS POR BURACOS 

1. Pneus

Os pneus têm a função de absorver os impactos provocados pelas oscilações da via. No entanto, ao pegar um buraco muito forte, o pneu sofre uma deformação grande e pode rasgar ou criar uma bolha. 

Assim, para evitar maiores prejuízos, é importante manter o pneu calibrado de acordo com as orientações do fabricante. 

2. Rodas 

Diretamente ligada ao pneu, a roda é outro componente que sofre com os buracos. Afinal, quando o pneu deforma, o impacto pode deformar a roda ou gerar uma trinca em seu aro.

Para evitar problemas com essa peça, é fundamental usar apenas peças novas e nunca comprar itens recondicionados. 

3. Amortecedores

O amortecedor é responsável por controlar os trancos gerados enquanto o carro anda. Assim, ele tem a função de absorver o impacto ao passar por um buraco na rua. 

Como resultado, as vedações do componente podem estourar, o que leva ao vazamento de óleo e perda da capacidade de reter as oscilações, deixando a direção desconfortável e insegura, além de fazer barulhos desagradáveis e chacoalhar enquanto anda.

4. Torção na bandeja de suspensão

As bandejas de suspensão também sofrem com os buracos na rua. Isso acontece porque a peça tem a função de acompanhar o movimento da suspensão e, quando o movimento é muito brusco, pode haver uma torção capaz de deformar ou trincar o componente.

Caso isso aconteça, a peça pode estourar enquanto o veículo anda. Como consequência, o motorista pode perder o controle da direção e sofrer um acidente.

5. Pivôs e coxins

O movimento repentino provocado pelos buracos também pode impactar nos pivôs, que podem trincar e gerar o risco de acidente enquanto o carro anda, e nos coxins, o que deixa a direção desconfortável, causa barulhos desagradáveis e prejudica a resposta da direção.

6. Braços e terminais de direção

Os terminais e braços de direção também se movem com a suspensão dianteira e podem ser danificados quando passam por um buraco muito abrupto, gerando barulhos desagradáveis e prejudicando a direção.

DICAS PARA DIRIGIR EM VIAS ESBURACADAS 

Agora que você sabe quais as peças mais afetadas pelos buracos na rua, é hora de conferir algumas dicas para dirigir de forma mais segura nessas vias: 

  • Fique atento à via e reduza a velocidade ao ver um buraco;
  • Evite frear sobre o buraco, pois isso aumenta o desequilíbrio do veículo;
  • Reduza a velocidade ao transitar por ruas que não conhece;
  • Redobre os cuidados em dias de chuva, pois os buracos acumulam água e escondem o obstáculo na via;
  • De noite, caso a via seja muito escura, use luz alta;
  • Em caso de neblina, use luz baixa ou farol de neblina e reduza a velocidade.

Precisa fazer a troca de alguma peça do seu carro? Aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.

Para ir direto para a página dos produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: