O funcionamento correto do veículo exige que os diferentes componentes atuem em conjunto. Para isso, uma das partes mais importantes é o sistema de ignição do motor, que aciona esse dispositivo, garantindo o movimento suave e eficiente do carro.  

No entanto, como em qualquer sistema mecânico, podem surgir problemas capazes de afetar o desempenho do motor. Pensando nisso, apresentamos neste artigo as principais peças do sistema de ignição e os defeitos mais comuns para que você saiba identificar e resolver as avarias com facilidade.

Saiba mais! 

IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE IGNIÇÃO

O sistema de ignição do motor é responsável por enviar a faísca, chamada de centelha, para que ocorra a queima de mistura de ar e combustível, proporcionando a combustão. 

Assim, caso ocorra alguma falha na ignição do motor, os cilindros param de funcionar, provocando um desgaste excessivo no sistema,  aquecendo o motor e desgastando as superfícies dos pistões e dos cilindros. 

PRINCIPAIS PEÇAS DO SISTEMA DE IGNIÇÃO

Saiba mais sobre cada um dos componentes do sistema de ignição do motor:

  • Bateria

A bateria gera uma pequena descarga elétrica no sistema de ignição e envia essa descarga para as bobinas para dar a partida do motor.

  • Bobina de ignição

A bobina de ignição transforma a voltagem da bateria em uma descarga elétrica de alta tensão, criando a faísca na vela de ignição. 

  • Cabos de vela

O cabo de vela é o componente responsável por levar a centelha de alta tensão gerada na bobina para as velas.

  • Velas de ignição

Por fim, existe a vela de ignição, que tem a função de produzir a faísca que inflama a mistura entre ar e combustível dentro da câmara de combustão. 

DEFEITOS MAIS COMUNS NO SISTEMA DE IGNIÇÃO DO MOTOR 

Confira a seguir os principais sinais de que há algo errado com o sistema de ignição do motor. 

  1. Falha na ignição

A falha de ignição acontece quando a mistura ar/combustível não é inflamada corretamente dentro da câmara de combustão. Isso pode ser causado por uma vela de ignição defeituosa, bobina com falha ou problemas nos cabos de vela.

  1. Marcha lenta instável

A marcha lenta instável também é um problema comum no sistema de ignição, podendo resultar da mistura ar/combustível desequilibrada devido a falhas na ignição.

  1. Perda de potência

Outro sinal comum de problema no sistema de ignição é a perda de potência do motor, seja por velas de ignição desgastadas, bobina com defeito ou distribuidor mal ajustado.

  1. Consumo excessivo de combustível

Um sistema de ignição com defeito pode resultar em uma combustão incompleta, levando a um aumento no consumo de combustível.

DICAS PARA CUIDAR DO SISTEMA DE IGNIÇÃO DO VEÍCULO

Primeiramente, substitua os filtros de ar a cada 10.000 a 15.000 km, as velas de ignição a cada 30.000 a 100.000 km e os injetores de combustível a cada 100.000 a 120.000 km. Além disso, limpe os injetores de combustível pelo menos uma vez por ano adicionando um aditivo especial ao combustível.

Ao mesmo tempo, utilize óleo de motor de alta qualidade, faça a troca do lubrificante e do filtro de óleo a cada 10.000 a 15.000 km e abasteça apenas em postos de confiança. 

Quer as melhores peças e componentes para o seu veículo? Então conte com a Bompreço Autopeças. Aqui você encontra marcas originais, preços competitivos e as melhores condições do mercado. 

Fale agora com nossos vendedores e solicite um orçamento.