O comando de válvula desregulado pode resultar em barulhos e comportamentos estranhos, impactando nas condições do veículo. 

Por isso, é fundamental entender o que é o comando de válvula e qual a sua importância para o bom funcionamento do veículo, além de entender quais os sinais e problemas mais comuns. 

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura.

O QUE É O COMANDO DE VÁLVULA DO CARRO? 

O comando de válvula é uma peça que fica junto ao motor e, quando apresenta problemas, pode ter consequências como fumaça, ruídos e perda de potência. 

Assim, para funcionar corretamente, o eixo de comando de válvulas do veículo precisa da árvore de cames, também conhecida como árvore de comando de válvulas, eixo de comando de válvulas ou veio de ressaltos. Esse componente possibilita que as válvulas de admissão e escape abram e fechem, permitindo a entrada e a saída dos gases no cilindro.

A peça possui alguns ressaltos em seu corpo, que aciona um impulsor que pressiona a haste da válvula para baixo quando a árvore gira, fazendo com que ela se abra. Para completar o ciclo, uma mola acoplada na haste fecha a válvula posteriormente.

TIPOS DE COMANDO DE VÁLVULA 

– Comando de válvulas simples no cabeçote

Esse tipo de comando é encontrado, normalmente, no motor de carros populares com apenas duas válvulas por cilindro. Ele tem apenas uma árvore de cames e é o único responsável pela abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. 

– Duplo comando de válvulas no cabeçote

Esse modelo utiliza duas árvores de comando para controlar as válvulas, de forma que uma é responsável pelas válvulas de admissão e a outra é exclusiva para as de escape. Geralmente, esse tipo está presente em veículos com quatro válvulas. 

– Comando de bloco

Utilizado em veículos mais antigos, os motores que possuem este tipo de distribuição têm o comando instalado no bloco. Dessa forma, o comando das válvulas é feito de forma indireta, através de varetas e balancins.

PRINCIPAIS SINAIS DE PROBLEMAS NO EIXO DE COMANDO 

Quando o carro se comporta de forma diferente ou inesperada, a recomendação é verificar a existência de problemas nos sistemas. Pensando nisso, listamos os principais sintomas que o veículo apresenta quando está ocorrendo alguma falha nas válvulas. 

1. RUÍDOS

O barulho é um dos sintomas mais comuns de problema no comando de válvula. Por isso, é importante ficar atento: caso o som seja leve, pode ser sinal de que a válvula precisa de ajuste.

Já os ruídos mais fortes indicam que a peça está desgastada ou danificada. Nesse caso, a orientação é substituir o componente.

2. FUMAÇA 

A presença de fumaça na hora de dar a partida indica que há excesso de óleo passando pelo sistema devido a problemas na vedação, evidenciando a necessidade de verificar a válvula.

3. PERDA DE POTÊNCIA DO MOTOR 

A perda de potência do motor pode ser causada por diversos motivos. No entanto, quando esse problema vem acompanhado de barulhos ou de fumaça, pode ser sinal de que as válvulas estão desreguladas ou falhando.

4. AUMENTO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL 

Outro sinal de que o comando de válvulas do motor está com problemas é o maior consumo de combustível, acompanhado de ruídos e fumaça no escape ao ligar o carro. 

5. AQUECIMENTO DO SISTEMA 

Por fim, é importante ficar atento ao superaquecimento do sistema e, consequentemente, à parada do veículo. Isso ocorre quando o comando da válvula possui uma falha e o motor precisa aumentar a pressão para chegar à potência necessária. 

DICAS PARA EVITAR PROBLEMAS NO COMANDO DE VÁLVULA 

Uma das principais causas de problema nas válvulas do veículo é a sujeira e o baixo nível de óleo, pois isso pode danificar ou desgastar as pontas da peça. Como resultado, o componente pode ficar bloqueado ou não funcionar da forma correta.

É importante ficar de olho nesse conjunto em todas as revisões programadas, além de estar atento aos sintomas. Mas, claro, é sempre possível evitar que os problemas apareçam. 

Por isso, separamos algumas dicas importantes para evitar falhas nesse sistema:

  • Troca de óleo

A substituição de óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou de seis em seis meses. Por isso, siga as indicações do manual do fabricante quanto ao prazo de troca e use o tipo de produto adequado ao seu veículo. 

  • Regulagem das válvulas

Verifique se as válvulas possuem alguma folga para evitar o vazamento de óleo e o aquecimento do motor durante o uso.

  • Ajuste de sincronia

Faça o ajuste adequado das válvulas para evitar problemas de pressão e sobrecarga durante o funcionamento do motor.

  • Rotação do motor

Evite trafegar em rotações extremas. Ao rodar mais lentamente, o sistema precisa fazer mais força para manter o torque, o que pode gerar danos ao motor. Por outro lado, ao usar o automóvel em alta rotação, pode ocorrer o superaquecimento.

Agora que você conhece  os tipos de comando de válvula e sabe quais problemas podem afetar esse sistema, fique de olho nos sinais que o seu carro dá e aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo.  Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: