O sistema de direção tem como função principal interpretar os comandos realizados pelo motorista e movimentar o carro.

O setor automobilístico se desenvolve constantemente, produzindo cada vez mais componentes que melhoram o desempenho do veículo. É o caso do sistema de direção, por exemplo, que conta com peças que ajudam na estabilidade e na fluidez dos movimentos.

TIPOS DE DIREÇÃO E CARACTERÍSTICAS

1. Direção hidráulica 

A direção hidráulica, bastante comum em carros e caminhões, atua ampliando a força aplicada. Como resultado, ela reduz o trabalho e aumenta o conforto.

Seu funcionamento depende de um óleo, que é pressionado quando o eixo do volante é girado, mudando a direção do carro.

2. Direção elétrica

A mais leve entre os tipos de direção, a direção elétrica não depende do motor nem de um fluido para funcionar. Ou seja, o eixo das rodas é movimentado por um motor elétrico, que é iniciado quando o motorista gira o volante.

3. Direção eletro-hidráulica 

Esse tipo de direção mistura o funcionamento dos dois anteriores. Dessa forma, ele usa a pressão do fluido para girar as rodas e mudar a direção do veículo, porém a bomba usada é alimentada por um sistema elétrico.

COMPONENTES DO SISTEMA DE DIREÇÃO 

O sistema de direção é essencial para o carro andar com segurança e conforto. Por isso, é necessário que todos os seus componentes estejam funcionando corretamente.

A fim de entender esse sistema, confira a seguir suas principais peças e funcionalidades:

– Volante 

O primeiro componente é o volante. Além de possuir uma função essencial, ele também é considerado um item decorativo e de facilidades, afinal tem vários tipos, cores, materiais e pode controlar os sistemas multimídia do carro. 

– Coluna de direção 

Em segundo lugar temos a coluna de direção, que é dividida em duas partes, responsáveis por levar o movimento até a caixa de direção, possibilitando a rotação em diferentes ângulos. 

– Caixa de direção 

A caixa se liga com a coluna através do pinhão, que se encaixa perfeitamente à cremalheira, que tem a função de converter movimento retilíneo em circular e transmiti-lo às rodas.

– Terminal de direção 

Os terminais de direção são duas hastes que se ligam à cremalheira com a função de movimentar a coluna de suspensão e conectar o mecanismo à roda, direcionando o carro.

Essa peça integra tanto o sistema de suspensão quanto o de direção, melhorando a dirigibilidade e o desempenho do carro. Por isso, é essencial evitar possíveis problemas. Diante disso, selecionamos algumas dicas importantes: 

  1. Sempre faça o alinhamento após a suspensão; 
  2. Faça a revisão preventiva a cada 10 mil quilômetros rodados ou uma vez por ano;
  3. Troque as molas e amortecedores sempre que fizer as revisões recomendadas pelo manual do proprietário. 

Além disso, fique atento a alguns sinais de desgaste no terminal: 

  • Folga nos terminais; 
  • Trepidação da direção; 
  • Movimento estranho enquanto dirige; 
  • Gasto irregular dos pneus;
  • Perda de controle do carro. 

Caso algum desses problemas esteja acontecendo, a recomendação é trocar as peças imediatamente e analisar os pivôs.

– Barra de direção 

A barra de direção faz parte do sistema de direção e tem a função de auxiliar o motorista a direcionar o veículo. 

Os principais sinais de problema nesse componente são:

  • Tremores no volante, principalmente em curvas; 
  • Falta de controle na direção;
  • Correia, tubulações e mecanismo de direção avariados;
  • Nível de óleo hidráulico baixo; 
  • Vazamento interno no mecanismo;
  • Coluna de direção desalinhada;
  • Terminais de direção danificados.

Para solucionar ou evitar essas falhas, a recomendação é fazer as revisões anuais ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

– Rolamento de roda 

Por fim, temos os rolamentos. Situados no eixo traseiro do veículo, eles ficam dentro dos cubos das rodas e têm a função de auxiliar na movimentação do carro, deixando as rodas girarem sem atritos.

A vida útil do componente pode chegar a 70 mil quilômetros, porém a orientação é fazer a manutenção a cada 20 mil quilômetros rodados. Dessa forma, os ajustes e a lubrificação ajudam a aumentar a durabilidade e eficiência da peça.

Assim, para evitar problemas, é importante ficar de olho em alguns sinais: 

  • Ruído de atrito entre peças metálicas vindo das rodas; 
  • Falta de alinhamento;
  • Pneus em mau estado de conservação;
  • Amortecedores com problemas.

Além disso, é importante evitar o excesso de carga, pois isso contribui para o desgaste prematuro dos rolamentos. Portanto, caso perceba alguma falha, procure o seu mecânico de confiança e faça a substituição da peça, afinal a quebra do rolamento pode travar as rodas e provocar um acidente grave.

Você conheceu os principais componentes do sistema de direção, suas características e como evitar problemas.

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