O sistema de transmissão automotiva tem a função de transferir a força e o torque do motor para as partes do veículo que estão em contato com o solo através de um conjunto de componentes resistentes. Esse sistema equipa grande parte dos automóveis do Brasil e por isso trouxemos as principais informações sobre seu funcionamento e composição para que você entenda a importância de manter a revisão sempre em dia.

Componentes do sistema de transmissão automotiva

  • Embreagem

Tem a função de equilibrar a velocidade do motor e da caixa de câmbio, possibilitando o engrenamento das marchas e permitindo o deslocamento do motor com conforto e boa dirigibilidade.

  • Caixa de marchas

A caixa de marchas é um componente do sistema de transmissão automotiva desenvolvido para permitir que o automóvel supere qualquer regime de carga que lhe for demandado. Esse item normalmente possui cinco marchas, porém alguns modelos já trazem caixas com até seis marchas manuais ou de oito a dez marchas em câmbios automáticos.

  • Diferencial

O diferencial é responsável por transformar o torque recebido em um sentido e entregá-lo às rodas no sentido em que elas estão atuando. Esse componente está montado na traseira, se a tração é traseira, e na dianteira, quando a tração é dianteira. Já em casos de tração nas quatro rodas, os diferenciais estão nos dois eixos e o modelo ainda conta com uma caixa de transferência.

  • Caixa de transferência

Esse item permite a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro, além de proporcionar a redução das marchas.

Funcionamento do sistema de transmissão automotiva

A transmissão automotiva faz contato com o volante do carro e comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica, permitindo o controle da quantidade de energia ou torque de atrito transferido para o resto do sistema.

O sistema de transmissão automotiva em um automóvel com motor dianteiro tem início no volante do motor e passa pela embreagem, pela caixa de câmbio, pelo eixo de transmissão e pelo diferencial, chegando às rodas de trás.

Tipos de sistema de transmissão automotiva

  • Manual

O sistema de transmissão manual possui embreagem e caixa de marchas totalmente manuseáveis e o controle do sistema é feito pelo pedal de embreagem e pela alavanca de câmbio. O acionamento da embreagem é feito por um cabo ligado à embreagem ou a um pequeno sistema hidráulico e a alavanca do câmbio se liga a uma haste de acionamento que ativa as luvas que estão dentro da caixa de marchas e engatam as marchas selecionadas.

  • Automatizado

O sistema de transmissão automotiva automatizado aciona a embreagem e muda de marcha através de um sistema eletrônico de eletroválvulas e bombas hidráulicas controladas por uma ECU. Esse item recebe informações de velocidade, pressão do óleo (da caixa), rotação da árvore primária, posição da alavanca de câmbio e interruptor de freio e da porta do motorista e com base nelas comanda as eletroválvulas que conduzem o óleo para os atuadores de embreagem e seleção de marchas.

  • Automático

Esse sistema também conta com a troca de marchas de forma autônoma e desempenha a mesma função do sistema automatizado. O diferencial do sistema de transmissão automotiva automático trabalha sob carga, não interrompendo a propulsão do veículo no momento da troca. Além disso, a embreagem tradicional é substituída pela embreagem hidráulica ou pelo Conversor Hidrodinâmico de Torque.

  • Automático CVT – Transmissão Continuamente Variável

A principal característica desse sistema é a rotação contínua durante o deslocamento do veículo, resultante do motor não sofrer interrupção em sua propulsão, além de ser ainda mais suave em seu funcionamento do que o sistema de automático. O modelo também possui conversor de torque e comando eletro-hidráulico da caixa de marchas e seu princípio básico são as infinitas relações obtidas através de polias que conseguem variar seu diâmetro, possibilitando um número quase infinito de redução ou multiplicação do torque fornecido pelo motor.

 

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