É fundamental conhecer as informações necessárias sobre a temperatura do motor do carro e compreender quando é preciso se preocupar com esse item. 

O motor foi projetado para ter um limite ideal de temperatura, considerando que a temperatura do motor do carro se aproxima do ponto de ebulição da água e, dessa forma, deixa o motor sempre quente. 

No entanto, a água que circula pelo motor não pode ferver. Por isso, o sistema de arrefecimento deve estar sempre funcionando corretamente.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com informações importantes sobre o sistema de arrefecimento e destacamos alguns componentes que ajudam a manter a temperatura do carro adequada. Continue lendo e confira. 

TEMPERATURA DO MOTOR DO CARRO: SAIBA MAIS

  • Temperatura Fria

Quando o motor do carro é ligado pela primeira vez no dia, as partes metálicas se movem em uma condição de lubrificação deficiente. Afinal, com o sistema e as partes metálicas frias, o óleo precisa aquecer e alcançar a temperatura e a viscosidade ideais. 

Assim, quando isso acontece, há total vedação, o que aumenta as chances de passagem do óleo para a câmera de combustão, podendo apresentar então queima de óleo, perda de compressão e criação de pequenas fissuras nas paredes dos cilindros.

  • Temperatura Quente

Quando a temperatura do motor do carro chega ao ponto correto de trabalho, ela então está suficientemente quente para a plena lubrificação, evitando a deformação nas partes metálicas. 

No entanto, quando há superaquecimento, pode ocorrer a deformação da junta de borracha que contém cárter, cabeçote e tampa. Como resultado, acontece a vedação e a mistura de líquido de arrefecimento e óleo do motor.

QUANDO SE PREOCUPAR COM A TEMPERATURA DO MOTOR? 

O motor é desenvolvido para suportar altas temperaturas, porém não pode ultrapassar os limites determinados. Isso significa que a temperatura ideal para o funcionamento do motor varia, normalmente, entre 80º C e 100º C. 

Ou seja, o importante é que o ponteiro da temperatura fique abaixo da linha vermelha, pois isso indica que há um aquecimento excessivo do motor, que pode causar danos sérios aos componentes.

Assim, para auxiliar os motoristas a monitorarem essas informações, os carros contam com alguns acessórios que servem como alerta ao motorista. 

  • Sensor de temperatura 

O sensor de temperatura é responsável por informar, com a máxima precisão, o valor exato da temperatura do motor do carro. A informação aparece no painel do veículo e ajuda a evitar imprevistos e prejuízos. 

Diante disso, é necessário manter sua revisão em dia. Afinal, caso o sensor não esteja funcionando adequadamente, o motor pode esquentar, fundir ou apresentar algum problema ainda mais complexo.

  • Antichama

O antichama tem a função de desviar o óleo presente na massa de gases do cárter antes dele ser conduzido ao sistema de admissão do motor. Em outras palavras, ele é responsável por filtrar o vapor do óleo aquecido pelo motor, diminuindo o fluxo de calor entre componentes com sensibilidade ao calor e regiões do motor que atingem elevadas temperaturas. 

  • Mangueira do filtro

Por fim, também é válido destacar a mangueira de filtro de ar. Ela conduz o ar filtrado para dentro do propulsor do veículo, garantindo que a poeira seja filtrada e não danifique as partes internas do motor.

Além disso, ela impede que o interior do propulsor tenha contato com agentes externos, evitando desgastes internos no motor.

CUIDADOS COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR 

  1. Observe o nível dos líquidos no reservatório

Embora seja uma tarefa simples, é muito importante ficar atento ao nível dos líquidos no reservatório para evitar prejuízos.

A dica é observar o nível a cada 15 dias e preencher o reservatório com água desmineralizada e aditivo, sempre respeitando os indicadores de mínimo e máximo do veículo. Além disso, você deve substituir os líquidos a cada dois anos ou a cada 60 mil quilômetros rodados, conforme as orientações do fabricante. 

  1. Verifique vazamentos e entupimentos

Vazamentos podem representar problemas graves no sistema de arrefecimento. No entanto, eles são facilmente detectados.

Portanto, fique atento a poças de água embaixo do carro e sinais de ferrugem no líquido do reservatório, pois o acúmulo dessa substância pode chegar até as colmeias do radiador e causar seu entupimento, impedindo a circulação de água e fazendo com que a temperatura do motor fique mais alta.

  1. Não use apenas água no sistema de arrefecimento

Utilizar somente água no reservatório do radiador é uma prática que as fabricantes não recomendam. Dessa forma, é importante que o carro use uma mistura de água desmineralizada e aditivo.

A quantidade de cada item varia de acordo com o fabricante, por isso a recomendação é conferir o manual do veículo.

Agora que você conferiu essas dicas, aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: