Os faróis automotivos surgiram como pequenas lanternas a querosene ou a parafina para serem transportadas nas carruagens. Com a modernização, as montadoras chegaram a uma fonte mais eficiente de luz: as lâmpadas de gás acetileno. Desde então, as fábricas passaram a investir mais nesse item e hoje existem diversos tipos de lâmpadas para farol automotivo mais eficientes, aumentando a segurança nas ruas e estradas.

Tipos de lâmpadas para farol automotivo

Confira as principais informações e características dos principais tipos de lâmpadas para farol automotivo utilizados atualmente e saiba como escolher o melhor para seu carro.

Halógena

Entre as diversos lâmpadas para farol automotivo, a halógena ainda é a mais utilizada devido ao seu baixo custo de produção e reposição, além da vida útil de aproximadamente mil horas.

Os faróis de halogênio emitem uma luz branca, de tonalidade quase amarela, expondo o condutor a menor fadiga ocular. Por essa característica, são conhecidas pelo reduzido impacto negativo no condutor que trafega em sentido oposto.

Algumas opções de luzes halógenas são utilizadas na personalização do carro, porém é preciso ter atenção, pois a instalação de lâmpadas de maior potência e temperatura que as originais do carro pode resultar em comprometimento da parte elétrica do veículo, infração à lei e danos nas lentes e refletores devido ao aumento da temperatura.

Características:

  • Construção mais simples;
  • Menos ofuscante;
  • Reposição barata;
  • Dimensões variadas;
  • Boa relação custo-benefício.

LED

O LED (diodo emissor de luz) é outro tipo de luz bastante divulgado atualmente. Essas lâmpadas para farol automotivo são iluminadas pelo movimento de elétrons em um material semicondutor e podem formar designs diferenciados.

Essa lâmpada apresenta luminosidade na temperatura de 5.600 Kelvin, o que significa que a luz é mais azulada e brilhante que as de halogênio, iluminando mais. Porém, o LED possui maior custo de produção e necessita de uma eletrônica mais sofisticada instalada nos carros, além de componentes mais resistentes próximos à sua base.

Motoristas que optarem por trocar as lâmpadas do carro pelas de LED devem ficar atentos a alguns detalhes, pois é necessário que o sistema tenha a mesma voltagem, o mesmo fluxo luminoso e a mesma temperatura de como, além de passar pela vistoria do Detran.

Características:

  • Maior possibilidade de personalização;
  • Baixo consumo de energia;
  • Mais brilhante do que os faróis halógenos;
  • Maior durabilidade.

Xênon

Os faróis Xênon possuem lâmpadas incandescentes que utilizam o gás xenônio e apresentam aproximadamente 3 mil horas de funcionamento. A temperatura da luz emitida pode variar entre o branco intenso (perto dos 6 mil Kelvins), o azul (entre 8 e 10 mil Kelvin) e o violeta (12 mil Kelvin).

Essas lâmpadas para farol automotivo garantem maior visibilidade lateral e à longa distância, porém exigem projetos técnicos de acordo com normas internacionais para evitar dispersão da luz e prejudicar os condutores que passam em sentido contrário.

Por essa característica, o xenônio precisa de um sistema de limpeza das lentes previamente instalado no veículo, o que é definido pelo Contran, que proíbe, entre outros itens, a adaptação e instalação do sistema de faróis de xenônio em carros não projetados para ele.

Características:

  • Brilho intenso;
  • Durabilidade superior à de lâmpadas halógenas;
  • Custo de produção elevado;
  • Exigência de um sistema de limpeza para evitar dispersão da luz.

Laser

O laser ilumina até mil vezes mais que as lâmpadas LED e apresentam o dobro do alcance. Esse tipo de lâmpada possui conversor fluorescente que transforma os feixes de laser em um só raio branco, direcionando a luz e garantindo a segurança dos outros motoristas.

Essa tecnologia é capaz de iluminar até 600 metros à frente e por isso é indicada apenas para estradas, em condições de baixa luminosidade e velocidade de deslocamento acima dos 60km/h.

Características:

  • Alta eficiência energética, sendo 1000 vezes mais brilhante que os faróis de LED;
  • Dobro do alcance;
  • Alta tecnologia aplicada;
  • Utilização restrita por ser um sistema muito caro.

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