A calibragem dos pneus é um cuidado fundamental para garantir a segurança e o conforto  dos ocupantes e assegurar a durabilidade dos itens, além de reduzir o consumo de combustível. 

Portanto, é essencial manter os pneus do carro dentro da faixa de pressão recomendada pelo fabricante e adotar algumas práticas que ajudam a evitar problemas.  

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como cuidar corretamente do seu veículo. 

IMPORTÂNCIA DA CALIBRAGEM CORRETA DOS PNEUS 

Segundo as fabricantes, é normal que os pneus percam cerca de um libra por mês. No entanto, alguns fatores podem acelerar essa perda de calibragem. Por isso, é essencial ficar atento e fazer a verificação dos pneus de acordo com a recomendação, considerando sempre o número de passageiros e o peso da carga que está sendo levada. 

Esse cuidado é importante porque a calibragem incorreta resulta em uma série de problemas. Entre eles:

  • Desgaste irregular dos pneus, que aumenta o risco de danos na sua estrutura; 
  • Aumento no consumo de combustível, pois oferece maior resistência na rodagem;
  • Redução da estabilidade do veículo devido à alteração da área de contato dos pneus com o solo;
  • Maior risco de aquaplanagem em pista molhada, mesmo em velocidades baixas; 
  • Aumento na distância de frenagem;
  • Risco de soltura do pneu da roda em curvas;
  • Maior desgaste dos componentes da suspensão.

DICAS SOBRE CALIBRAGEM  

A calibragem dos pneus varia de acordo com o modelo do carro. Assim, veículos com a mesma medida de pneu podem ter calibragens diferentes, pois a pressão adequada considera o formato do carro, a carga transportada, a via por onde vai passar, entre outros.

Para determinar o valor ideal, os fabricantes testam diferentes situações e pressões para proporcionar melhor controle do carro.

1. ONDE CONSULTAR A CALIBRAGEM IDEAL? 

A recomendação da pressão adequada fica no Manual do Proprietário do Veículo e também pode estar em uma etiqueta na porta do motorista ou na tampa de combustível do carro. 

2. COMO LER A CALIBRAGEM DO PNEU? 

Para ler a calibragem ideal dos pneus, é preciso entender o código que fica no pneumático. Confira o exemplo a seguir: 

175/70 R14 – 2.1/30 | 2.1/31

  • 175/70: é a medida do pneu, em que 175 é a largura do pneu em milímetros e 70 é o percentual da altura da banda de rodagem em relação à largura. Nesse caso, a altura da banda é de 70% de 175mm. 
  • R14: R indica um pneu Radial e o número 14 indica seu aro.
  • 2.1/30 e 2.1/31: 2.1 e 30/31 representam a mesma calibragem. A diferença é que o primeiro número está em BAR, sistema comum na Europa, e o segundo está em PSI, sistema usado no Brasil.

São informados os dois valores porque, normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Ou seja, recomenda-se fazer a calibragem dos pneus da frente com 30 PSI e os de trás, com 31 PSI.

3. COMO VERIFICAR A CALIBRAGEM DOS PNEUS?

  • Retire a tampa da válvula de calibragem do pneu;
  • Aperte a trava na ponta do calibrador, se houver, e encaixe a mangueira do calibrador na válvula de calibragem do pneu;
  • Assim que o calibrador apitar, observe o número PSI na tela e compare com o valor indicado pelo fabricante; 
  • Se o PSI estiver acima do recomendado, deixe escapar o ar da válvula até igualar, se estiver abaixo, adicione, na tela, o número de psi adequado;
  • Após o apito do calibrador indicando o fim da calibragem, retire a mangueira da válvula de calibragem e recoloque a tampa.

4. DE QUANTO EM QUANTO TEMPO CALIBRAR OS PNEUS? 

Para rodar com segurança, é preciso estar com a pressão adequada. Por isso, a recomendação é conferir a pressão dos pneus a cada 15 dias ou, no mínimo, 1 vez ao mês. 

Além disso, é importante fazer a calibragem com os pneus frios, ou seja, com pneus que não tenham sido usados nas últimas 2 horas ou que não tenham percorrido mais de 2 quilômetros.

5. QUANDO TROCAR A VÁLVULA DE CALIBRAGEM DOS PNEUS? 

Válvulas de calibragem desgastadas ou com defeito podem causar diversos problemas, como a perda rápida e súbita de pressão, comprometendo a segurança do veículo e das pessoas. 

Diante disso, a recomendação é substituir o componente sempre que pneus novos forem montados ou quando um pneu for desmontado para conserto. 

Assim, para garantir a durabilidade dos componentes e manter a segurança do motorista e dos passageiros, é fundamental fazer a calibragem dos pneus e do estepe e manter a revisão em dia. 
Para isso, nossa dica é contar com um mecânico de confiança e usar apenas peças originais. Quer saber mais? Fale com a nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento no site.