O consumo de combustível é uma preocupação constante de todo motorista, especialmente quando o preço aumenta. No entanto, para garantir a economia é preciso considerar o modelo do veículo e também alguns hábitos diários que têm influência no consumo de gasolina ou álcool.
Nesse artigo, selecionamos os principais hábitos que aumentam o consumo de combustível e explicamos como evitar os erros que provocam o consumo excessivo.
Hábitos que aumentam o consumo de combustível
- Pisar fundo na arrancada
Ao pesar o pé na arrancada, o sistema entende que o carro precisa de potência máxima e, consequentemente, consome mais combustível. Para evitar o problema, a recomendação é arrancar lentamente ao sair de semáforos e esquinas.
- Pneus descalibrados
Além de contribuir para o aumento no consumo de combustível, os pneus murchos forçam o sistema de direção e suspensão do carro e diminui a vida útil dos pneus.
Para solucionar esse problema é recomendado verificar a pressão dos pneus de 30 em 30 dias e seguir a calibragem indicada pelo fabricante.
- Usar o ar-condicionado no máximo
Colocar o ar-condicionado na potência máxima influencia no consumo de combustível. Por isso, quando for possível é indicado aproveitar as entradas de ar do carro para ventilar e evitar usar o ar-condicionado nos trajetos longos.
- Utilizar combustíveis ruins ou misturá-los
Combustíveis de baixa qualidade influenciam na capacidade de tráfego do veículo. Além disso, quando misturados os líquidos precisam ser processados pelo sistema de injeção, demandando mais tempo e mais consumo de recursos para definir a relação ideal entre ar e consumo de combustível.
- Deixar o carro desalinhado
A falta de alinhamento diminui a vida útil dos pneus e aumenta o consumo de combustível porque o esforço para manter o carro alinhado exige maior trabalho do motor.
- Ficar muito perto do veículo da frente
Ao ficar muito próximo de outro carro, é necessário frear e recuperar a velocidade rapidamente. Esse movimento exige mais do veículo, aumentando o consumo.
- Colocar o carro no ponto morto
Quando no ponto morto, o veículo se mantém em funcionamento e continua consumindo uma pequena quantidade de gasolina. Por isso, quando estiver em um grande congestionamento ou precisar esperar parado por um período maior, a dica é desligar o carro.
Além de evitar essas práticas, outra recomendação fundamental para reduzir o consumo de combustível é manter a revisão do carro sempre em dia. Assim você garante mais economia e a segurança de todos.
Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog e fique de olho em nosso perfil no Facebook. Tem alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários.