Freio ABS em motos = mais segurança
Os freios ABS já é bem conhecido dos brasileiros, principalmente agora em que todos os carros devem sair de fábrica equipados com este sistema que bloqueia o travamento das rodas em frenagens. O que muitas pessoas não sabem é que o ABS também é muito útil em motos.
O primeiro freio ABS em motos aconteceu em 1988 com a BMW no modelo K 100, o maior da marca na época. Este lançamento foi o pontapé inicial para que a indústria automobilística começasse a investir em modelos equipados com este sistema. Antes era exclusivo de modelos maiores, já que o ABS era pesado e caro, só que conforme o freio popularizou, diminuiu o volume e custo, os modelos menores também puderam ser beneficiados.
O freio ABS em motos vale muito a pena, pois aumenta a segurança, um ponto importantíssimo quando se trata de motos, protagonistas de muitos acidentes graves. A chance de a frenagem ser bem-sucedida é muito maior quando o sistema está presente, principalmente em pista molhada.
Dica para o motociclista!
Se você está acostumado a pilotar uma moto com freio simples, ao pegar uma moto com ABS é recomendável treinar o ato de frenagem antes de pilotar pelas ruas, para se adaptar ao novo freio e também tirar certas manias relativas a hora certa de parar a moto, além de acostumar o motociclista com a trepidação suave da alavanca do freio.
O freio ABS em motos acima de 125 cc se tornará obrigatório em 2016 na união europeia. No Brasil a norma publicada é de que as motos novas que possuem menos de 300cc devem sair de fábrica com freio ABS ou CBS de forma escalonada a partir de 2016. Chegando em 100% até 2019.
Fique de olho no blog da Bompreço que sempre temos novidades sobre o mundo automobilístico. Visite nosso site e conheça todos os nossos produtos.