Os airbags laterais surgiram em meados da década de 1990 e funcionam como um complemento ao cinto de segurança. Assim como os demais tipos de bolsas infláveis disponíveis, eles são fundamentais para reduzir os riscos de ferimentos em caso de acidente.
Para entender como os airbags funcionam, preparamos um guia com informações básicas sobre esse item de segurança. Confira:
Como funcionam os airbags
O sistema individual de airbags tem três componentes: sensor de colisão, inflador e bolsas. Entenda como cada parte funciona:
- Sensor de colisão é um acelerômetro calibrado, responsável por estourar o dispositivo em caso de desaceleração maior que 20 km/h em um curto espaço de tempo.
- O inflador é uma substância química chamada azida de sódio, que se converte em nitrogênio ao receber uma centelha elétrica.
- As bolsas são feitas de nylon e recebem uma camada de talco, que tem a função de evitar que suas dobras grudem e o funcionamento do sistema seja prejudicado.
Quando ocorre o impacto, o sensor gera uma centelha que leva à ignição do inflador, que infla as bolsas em um décimo de segundo e gera a proteção necessária.
O que são airbags múltiplos
O veículo é equipado com airbags múltiplos quando possui mais do que as duas bolsas frontais. Isso significa que o veículo que tem airbags laterais, de cortina, de joelho ou outros, possui múltiplos airbags.
Airbags laterais
Os airbags laterais têm a função de proteger o tronco dos ocupantes de lesões geradas pela invasão da coluna B em caso de impacto lateral. Esse item faz com que ombros, costelas, braços e até a cabeça fiquem menos expostos em caso de batida.
Normalmente, eles são instalados ao lado dos encostos dos bancos dianteiros e/ou traseiros. Em modelos mais baratos, o dispositivo é colocado nas colunas B do veículo ou nas portas. Em conversíveis, possui formato mais vertical para proteção das cabeças do condutor e passageiro.
Funcionamento dos airbags laterais com as janelas abertas
Diferente do que muitos pensam, o funcionamento dos airbags laterais não é prejudicado quando as janelas estão abertas. Isso não ocorre porque quando o airbag infla, ele se estende até o painel da porta para proteger o passageiro, não necessitando do apoio do vidro para funcionar corretamente.
Informações importantes
- Os airbags não necessitam de manutenção periódica e nem de serviços ou troca de peças em prazos determinados. Por isso é necessário ficar atento e levar o carro para a revisão caso a luz de alerta acenda no painel do veículo.
- O prazo de validade dos airbags é de dez anos na maioria dos veículos. Após este período, é necessário que o inflador seja substituído e as bolsas, revisadas.
Agora que você sabe como funcionam os airbags laterais e como eles garantem mais segurança aos ocupantes, fique de olho nesse equipamento. Para saber mais sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e conte com a qualidades de nossas peças para cuidar do seu carro.