É importante estar sempre atento aos sinais que o carro dá para ser mais assertivo na solução do problema. Diante dos diversos problemas que podem preocupar os motoristas, as velas de ignição merecem atenção especial, pois podem resultar na perda de potência do motor.
Esses componentes têm a função de gerar a faísca para queima do combustível no motor, impulsionando os pistões e movimentando o motor continuamente. Dessa forma, velas de ignição ruins ou com problemas podem comprometer o rendimento do motor, além de aumentar o consumo de combustível e os níveis de poluentes emitidos pelo escapamento.
Quando trocar as velas de ignição
A troca das velas de ignição deve ser feita de acordo com as recomendações de cada montadora. A dica é checar essa peça a cada 10.000 km ou uma vez por ano. Porém, caso o motorista dirija predominantemente na cidade e em congestionamentos, o desgaste das velas é maior e a troca pode ser antecipada.
Problemas em outras peças e poluição
Caso as velas de ignição não sejam substituídas quando necessário, o carro pode apresentar problemas em outros componentes, como o catalisador, que é responsável por transformar os gases tóxicos gerados no motor em outros menos prejudiciais à saúde.
Dessa forma, defeitos no sistema de ignição podem levar à má queima do combustível e o excedente sai pelo escapamento e vai para o catalisador, provocando o derretimento e até a quebra da superfície.
Sinais de que é hora de trocar o sistema de ignição
É essencial que o motorista fique atento a alguns sinais de que as velas de ignição estão chegando 00ao fim de sua vida útil. Os problemas mais recorrentes são dificuldade de partida, falha em marcha lenta, aumento do consumo ou perda de desempenho entre outros.
Além desses sintomas, separamos algumas dicas para identificar uma vela em péssimas condições:
- Final de vida útil
A coloração da vela fica marrom, cinza, castanho, levemente amarelada e com folga entre os eletrodos.
- Carbonização
A ponta da vela fica totalmente coberta com resíduos de carvão e a ponta da vela apresenta brilho oleoso, úmido e preto;
- Superaquecimento
A parte de cerâmica do isolador fica esbranquiçada, com grânulos ou pontos pretos na superfície;
- Isolador trincado
A trinca interna não é visível, mas quebras, trincas ou inclinação na parte superior do isolador cerâmico das velas de ignição podem sinalizar o problema;
- Encharcamento
A ponta ignífera da vela fica encharcada de combustível;
- Excesso de torque
Caracterizado pela ruptura na rosca ou na canaleta, além de deformações excessivas tanto na arruela de vedação quanto no encaixe sextavado para a chave de vela.
Dicas importantes na hora de trocar as velas de ignição
Esses componentes são rosqueados no motor do carro e, por isso, é preciso ter muito cuidado ao retirar e colocar a peça no lugar.
Dessa forma, a dica mais importante é ter um mecânico de confiança e fazer a manutenção preventiva do seu veículo, evitando mais problemas e gastos. Para acompanhar mais dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e compre suas peças em uma de nossas lojas.