O sistema de transmissão automotiva tem a função de transferir a força e o torque do motor para as partes do veículo que estão em contato com o solo através de um conjunto de componentes resistentes. Esse sistema equipa grande parte dos automóveis do Brasil e por isso trouxemos as principais informações sobre seu funcionamento e composição para que você entenda a importância de manter a revisão sempre em dia.
Componentes do sistema de transmissão automotiva
- Embreagem
Tem a função de equilibrar a velocidade do motor e da caixa de câmbio, possibilitando o engrenamento das marchas e permitindo o deslocamento do motor com conforto e boa dirigibilidade.
- Caixa de marchas
A caixa de marchas é um componente do sistema de transmissão automotiva desenvolvido para permitir que o automóvel supere qualquer regime de carga que lhe for demandado. Esse item normalmente possui cinco marchas, porém alguns modelos já trazem caixas com até seis marchas manuais ou de oito a dez marchas em câmbios automáticos.
- Diferencial
O diferencial é responsável por transformar o torque recebido em um sentido e entregá-lo às rodas no sentido em que elas estão atuando. Esse componente está montado na traseira, se a tração é traseira, e na dianteira, quando a tração é dianteira. Já em casos de tração nas quatro rodas, os diferenciais estão nos dois eixos e o modelo ainda conta com uma caixa de transferência.
- Caixa de transferência
Esse item permite a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro, além de proporcionar a redução das marchas.
Funcionamento do sistema de transmissão automotiva
A transmissão automotiva faz contato com o volante do carro e comunica às rodas a potência do motor transformada em energia mecânica, permitindo o controle da quantidade de energia ou torque de atrito transferido para o resto do sistema.
O sistema de transmissão automotiva em um automóvel com motor dianteiro tem início no volante do motor e passa pela embreagem, pela caixa de câmbio, pelo eixo de transmissão e pelo diferencial, chegando às rodas de trás.
Tipos de sistema de transmissão automotiva
- Manual
O sistema de transmissão manual possui embreagem e caixa de marchas totalmente manuseáveis e o controle do sistema é feito pelo pedal de embreagem e pela alavanca de câmbio. O acionamento da embreagem é feito por um cabo ligado à embreagem ou a um pequeno sistema hidráulico e a alavanca do câmbio se liga a uma haste de acionamento que ativa as luvas que estão dentro da caixa de marchas e engatam as marchas selecionadas.
- Automatizado
O sistema de transmissão automotiva automatizado aciona a embreagem e muda de marcha através de um sistema eletrônico de eletroválvulas e bombas hidráulicas controladas por uma ECU. Esse item recebe informações de velocidade, pressão do óleo (da caixa), rotação da árvore primária, posição da alavanca de câmbio e interruptor de freio e da porta do motorista e com base nelas comanda as eletroválvulas que conduzem o óleo para os atuadores de embreagem e seleção de marchas.
- Automático
Esse sistema também conta com a troca de marchas de forma autônoma e desempenha a mesma função do sistema automatizado. O diferencial do sistema de transmissão automotiva automático trabalha sob carga, não interrompendo a propulsão do veículo no momento da troca. Além disso, a embreagem tradicional é substituída pela embreagem hidráulica ou pelo Conversor Hidrodinâmico de Torque.
- Automático CVT – Transmissão Continuamente Variável
A principal característica desse sistema é a rotação contínua durante o deslocamento do veículo, resultante do motor não sofrer interrupção em sua propulsão, além de ser ainda mais suave em seu funcionamento do que o sistema de automático. O modelo também possui conversor de torque e comando eletro-hidráulico da caixa de marchas e seu princípio básico são as infinitas relações obtidas através de polias que conseguem variar seu diâmetro, possibilitando um número quase infinito de redução ou multiplicação do torque fornecido pelo motor.
Para mais informações e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog e fique de olhos em nosso perfil no Facebook.