Os freios têm a função de desacelerar ou parar o veículo em movimento e são disponibilizados em diferentes modelos. Os sistemas suportam todo o peso do automóvel e atuam nas ações de frenagem nas rodas traseiras e dianteiras. Confira abaixo as características e tipos de freios automotivos atuais.
Tipos de freios automotivos
- Freio a tambor
O freio a tambor consiste em um tambor, feito de ferro fundido, onde há duas sapatas com lonas fixadas a elas. Esse modelo usa a pressão do óleo e é utilizado nas rodas traseiras de veículos leves.
Esse tipo de freio tem as funções de parar o veículo, funcionar como freio de estacionamento e como freio de emergência, caso o automóvel perca o freio dianteiro.
- Freio a disco
Entre os tipos de freios automotivos, este é o mais utilizado por sua eficiência e durabilidade. Ele pode ser ventilado ou sólido, é encontrado nas rodas dianteiras e dissipa o calor gerado na frenagem.
Esse modelo tem melhor dissipação do calor devido à exposição ao fluxo de ar externo, as pinças distribuem melhor a pressão sobre o disco, há facilidade de manutenção e não acumula sujeira.
- Freio de estacionamento
Freio mecânico com sistema de alavancas e cabos de aço que travam as rodas traseiras por meio do freio a tambor.
- Sistema de freio antitravamento (ABS)
Não deixa as rodas travarem, controlando a pressão do fluido e possibilitando uma freada mais eficiente. Diferente dos outros tipos de freios automotivos, o ABS tem um sistema em que o carro para aos poucos, reduzindo a ocorrência de derrapagem.
Sinais de problemas nos diferentes tipos de freios automotivos
- Pedal baixo
- Pedal duro
- Luz de advertência acesa
- Fortes ruídos
- Desvios de trajetória ao acionar os freios
- Vazamento de óleo de freio
- Formação de bolhas no interior do sistema hidráulico, que deixa o carro sem freio ou com pedal vibrando.
Fique atento a esses sinais e tipos de freios automotivos e garanta a segurança de todos os ocupantes do carro. Para mais dicas e informações, acompanhe nosso blog e fique de olho em nosso Facebook.