Desde 2017, a PSA está substituindo a antiga caixa de câmbio automática AL4/ AT8 de quatro marchas pela nova AT6, de seis velocidades, fabricada pela Aisin. Atualmente, o novo modelo está em quase todos os veículos das marcas Peugeot e Citroën. Saiba mais sobre esse item e entenda como é feita a manutenção da caixa de câmbio Aisin AT6, confira abaixo!
Informações e características da caixa de câmbio Aisin AT6
Relações de marcha da caixa AT6III
- 1ª: 4,044
- 2ª: 2,371
- 3ª: 1,556
- 4ª: 1,159
- 5ª: 0,852
- 6ª: 0,672
- Ré: 3,193
Diferenças entre 2ª e 3ª gerações da AT6
Visualmente, as duas gerações da caixa de câmbio Aisin AT6 são parecidas. Porém, existem alguns pontos que as diferenciam:
- Calculador: no câmbio de 3ª geração possui cobertura plástica
- Identificação na caixa seca: A AT6 de 3ª geração possui a identificação “3FA” e a de 2ª geração, “2FA”.
- Pontos de tomada de pressão de óleo: no modelo da 3ª geração, os bujões estão dispostos de forma assimétrica. No de 2ª geração, ficam quase paralelos um ao outro.
- Trocador de calor do óleo: no câmbio de 3ª geração ele fica preso ao câmbio por três parafusos, no câmbio de 2ª geração a fixação é por apenas um parafuso central.
- Respiro: no câmbio de 3ª geração, há uma mangueira que prolonga a saída do respiro para evitar a contaminação da caixa por água.
Manutenção da caixa de câmbio Aisin AT6
Em caso de necessidade de reparação interna, existem dois cofres com as ferramentas específicas para o reparo periférico da caixa AT6: C-0336-ZU e P.0336/2.
Cuidados com o óleo da caixa de câmbio Aisin AT6
A caixa de câmbio Aisin AT6 possui o bujão de enchimento de óleo com a identificação do óleo que deve abastecê-la. A caixa de velocidades seca tem capacidade para cerca de 7 litros, o volume restante após o esvaziamento pelo bujão de escoamento de óleo é de cerca de 4 litros e a quantidade de óleo após a mudança é de aproximadamente 3 litros.
Para acessar o bujão de enchimento do óleo da transmissão no veículo, é necessário remover a caixa ressonadora de ar. A recomendação é usar uma ferramenta específica, semelhante a um funil pendurado no capô, para controlar o escoamento do óleo para a transmissão em seu enchimento.
Dê partida no veículo, passe a alavanca da CVA por todas as posições e depois deixe o câmbio em posição P (“park”) até que o óleo do câmbio atinja 58 graus. O veículo deve ser levantado no elevador para que seja possível abrir o bujão de nível que fica dentro do bujão de escoamento. Quando começar o gotejamento de óleo, o nível está correto.
Depois disso pode-se reinstalar o bujão de nível. Caso seja feita a troca parcial ou total do lubrificante no reparo do câmbio é necessário plugar o scanner ao veículo e zerar o contador de desgaste do óleo na memória do gerenciamento eletrônico da transmissão.
A manutenção deve ser feita apenas se você tiver todo o conhecimento técnico e prático sobre a parte mecânica da caixa de câmbio Aisin AT6. Não se esqueça de usar as ferramentas adequadas e conte sempre com peças originais.
Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, continue acompanhando nosso blog e compre seus produtos na Bompreço Auto Peças. Nossa equipe está preparada para te atender e tirar suas dúvidas.
Fonte: Portal O Mecânico
junho 12, 2024
qual o óleo que é usado nesse cambio
dezembro 8, 2023
Boa a todos!!!
Tenho um cronos 1.8 at6 2021 pcd
O câmbio está dando trancos em manobras no plano e trancos pricipalme da 4° para 5°, a montadora diz ser normal!!!
Realmente isso é normal???
Não sendo, qual seria o provável defeito???
agosto 14, 2023
o manual de manutenção Citroen informa que não se troca o óleo do cambio AT6 e apenas se completa é verídico essa informação?
julho 25, 2023
Boa tarde, tenho cambio 2FA no lounge 2014 thp exclusive, entrou água e o custo de reparo é muito alto, encontrei uma 3FA do lounge thp mais novo, posso substituir ? Funcionaria? Pois é muito difícil achar umande segunda geração.
julho 1, 2023
Bom dia, tenho um Renault Megane Grand Tour 2.0 2010/11 , consigo substituir o câmbio Al4 por um At6 ?Quais as modificações?
março 24, 2023
Como verificar o nível do óleo do aisin at6 ?
fevereiro 13, 2023
Qual óleo utilizar no câmbio automático do c4 cactus 1.6 aspirado 2021?
janeiro 14, 2023
Olá! Talvez seja uma pergunta idiota a minha, talvez sim por eu não ter conhecimento sobre o assunto, mas vamos lá…tenho um Citroën C4 Grand Picasso 2008/2009, com câmbio AL4, essa caixa pode ser substituída por um AT6?
agosto 25, 2021
Boa tarde senhores!
Acredito que o vídeo do link será útil:
https://www.youtube.com/watch?v=ffBWdFFZ8yo
julho 14, 2021
Boa tarde senhores.
Esta caixa Aisin AT6 do Jeep ano modelo 2018 e de fabricação 2017 é de segunda ou terceira geração ?
Porque a montadora Jeep escreveu no manual do Proprietário, que o óleo dessa caixa automática não é para ser trocado a cada tantos km ?
Pois já se tem notícia de água entrando pelo tricador de calor, e sendo assim, se tiver troca de óleo com quilomertragem definida, poderíamos detectar uma possível corrosão neste trocador de calor e no aspecto físico e quimico do óleo.
Sendo assim, teríamos uma manutenção preventiva, real !!!
Obrigado e boa noite !!!
novembro 28, 2020
Gostaria de reforçar meu entendimento. Logicamente o câmbio Aisin AT6 de 3ª geração é mais novo do que o de 2ª geração, correto?
Se é mais novo, o de 3ª geração resolveu o problema da entrada de água nos componentes internos da caixa de câmbio?
Grato.
setembro 21, 2020
Boa tarde Senhores; Sou um proprietário de um C4 Cactus PCD, já aposentado do setor de mecânica (manutenção. de Frota)….também estou muito interessado em conteúdo a respeito do cambio AISIN, onde podemos encontrar por favor.
Grato
Guillermo.
julho 14, 2019
A transmissão AL4 dos modêlos Peugeot/Citroen mais antigos são da Aisin tb? Se não, qual a fabricante dessa transmissão?
abril 22, 2019
Bom dia Walter! Não temos esse manual disponível no momento. Mas é uma ótima dica para um próximo conteúdo de blog, o que acha? Fique ligado.
abril 21, 2019
Eu Trabalho com mecanica e nao encontro Manual de reparaçao do Cambio automatico AT6 Fiat Toro alguem pode ajudar ?