Alguns carros, como o Honda City 2010 EX 1.5, costumam rodar com os amortecedores originais em percursos acima do normal. Por isso, observar alguns detalhes, como barulho nos amortecedores e balanço excessivo na suspensão, pode ajudar na identificação e prevenção de futuros problemas. Conheça o procedimento para troca dos amortecedores no Honda City 2010 EX 1.5 e também dos periféricos de suspensão, como batentes e coxins.
Passo a passo para a troca dos amortecedores no Honda City
- Retirada do amortecedor dianteiro
- Inicie a troca dos amortecedores no Honda City com a roda apoiada no solo, retirando a tampa de proteção da rosca da fixação superior da torre de suspensão dianteira.
- Retire a pressão de aperto da fixação superior do amortecedor com uma chave allen 6 para segurar a haste e uma sextavada 17mm para a fixação.
- Remova as porcas da roda dianteira com uma chave 19 mm. Deixe a porca mais alinhada com a válvula do pneu rosqueada no prisioneiro para marcar a posição da roda e não perder o alinhamento e balanceamento do conjunto.
- Fixe a bieleta da barra estabilizadora no suporte do amortecedor com uma chave allen 5 e sextavada 14 mm.
- Com uma chave 12 mm, faça a remoção da porca flexível do freio.
- Desconecte o cabo do sensor do ABS que está preso em dois pontos. No suporte do amortecedor é só puxar lateralmente para desconectá-lo. O outro ponto está localizado mais embaixo, preso por uma presilha. Com duas chaves de fenda faça uma alavanca com cuidado para não danificar o componente.
- Com uma chave 19 mm, solte as duas porcas dos parafusos da fixação inferior na manga de eixo, mas deixe pelo menos um parafuso para apoiar a torre no restante da desmontagem.
- Deixe o cubo de roda apoiado no cavalete para evitar forçar os componentes periféricos de suspensão e freios durante a retirada da torre do amortecedor.
- Com a suspensão já calçada, retorne à fixação superior da torre para removê-la. Utilize as chaves allen 6 para a haste e sextavada 17mm. Remova o prato superior e a arruela de borracha, onde há uma pequena arruela metálica entre essas duas peças.
- Retire os parafusos de fixação na manga de eixo e desloque a torre para fora de seus pontos de encaixe para remover o amortecedor, mantendo a desmontagem na bancada.
- Desmontagem do amortecedor dianteiro
- Posicione as garras do encolhedor de mola opostas uma à outra e encolha a mola até o ponto em que a peça começa a se movimentar livremente.
- Com a chave 19 mm, solte a porca de fixação na haste do amortecedor. Para segurar a haste, faça uso de uma chave allen 6.
- Comece o desmonte dos periféricos retirando o coxim superior com rolamento. Depois puxe o prato superior de melo (nele estão montados o guarda-pó e o batente, que fica encaixado dentro do conjunto) e retire a mola.
- Verifique o estado de cada peça e troque o que estiver danificado.
- Montagem do amortecedor dianteiro
- Realize o procedimento de escorvamento (conhecido como sangria ou equalização), para que o amortecedor novo trabalhe com a calibração correta desde o momento que é instalado no veículo. Para isso, estenda e contraia a haste do amortecedor até os limites do curso para que o óleo seja distribuído de forma homogênea no circuito, eliminando o ar ou o gás que estiver no tubo de pressão. Com a haste aberta, vire a peça de cabeça para baixo e feche a haste apoiando-a na bancada. Vire o amortecedor de pé e deixe que a haste suba sozinha até o final. Faça esses movimentos mais quatro vezes, após o procedimento mantenha a peça na vertical.
- Verifique se há trincas na mola, descascamento, pontos de oxidação ou marcas de contato entre os elos das molas.
- Monte o isolamento inferior da mola para evitar ruídos do contato entre a mola e o prato inferior.
- Monte a mola do corpo do amortecedor. A mola deve estar apoiada corretamente, verifique o apoio da extremidade da mola no prato inferior.
- Faça a instalação do conjunto formado pelo prato superior, o suporte plástico da mola, o guarda-pó e o batente do amortecedor. Encaixe o batente dentro do guarda-pó com o furo maior apontando para baixo e pressione o prato superior no suporte.
- Com o apoio da bancada, puxe o guarda-pó e empurre o batente contra a bancada para o encaixe perfeito no prato. Certifique-se de que as travas do suporte plástico estão bem encaixadas sobre o prato e, caso seja necessário, utilize uma chave de fenda para completar o encaixe.
- Encaixe esse conjunto na mola, observando o “stop” da mola no suporte plástico superior.
- Faça o encaixe do rolamento, que vem junto com o kit da Axios, por baixo do coxim superior. Em seguida, coloque o conjunto sobre o prato da mola.
- Coloque a porca superior, os primeiros fios devem ser rosqueados manualmente para evitar amassamento da rosca. Utilize as chaves allen 6 para a haste e sextavada 17 mm para prender o conjunto.
- Verifique novamente os pontos de contato das extremidades para ter certeza que está tudo certo e faça a descompressão da mola e remova as garras.
- Faça o encaixe da região inferior do guarda-pó na base da haste do amortecedor.
- Montagem no veículo
Para a montagem do amortecedor dianteiro no veículo após a troca dos amortecedores no Honda City, basta seguir a ordem inversa da desmontagem:
- Com a torre já montada, posicione a fixação superior para sustentá-la e monte os parafusos superiores.
- Monte os parafusos e aperte as duas porcas de fixação do amortecedor na manga de eixo apontando as cabeças do parafuso para a frente do veículo.
- Para a montagem dos periféricos (cabo do sensor ABS, flexível de freio e bieleta da barra estabilizadora), siga a mesma ordem da desmontagem. O torque de aperto na bieleta é de 50 Nm.
- Para os parafusos de fixação inferiores do amortecedor, o torque final é de 125 Nm.
- Na fixação superior, o torque final deve ser aplicado somente com o carro no chão. Monte a roda e com o carro no chão, aperte a fixação e aplique o torque de 80 Nm.
- Troca do amortecedor traseiro
- Assim como foi feito na roda dianteira, para realizar a troca do amortecedor traseiro retire a roda e faça a marcação da porca mais próxima à válvula de enchimento do pneu.
- Faça a soltura do amortecedor a partir da fixação superior e lembre-se de soltar o forro lateral do porta-malas, preso por presilhas rosqueadas com parafusos de fenda Phillips.
- Solte a fixação superior do amortecedor com a chave allen 6 para segurar a haste e chave sextavada 14 mm na porca. Apenas afrouxe a fixação.
- Com a chave-soquete 14 mm, solte o parafuso de fixação inferior do amortecedor, sem remover por completo.
- Apoie o eixo com um cavalete para evitar que a mola se solte e que o cabo do sensor do ABS estique e danifique.
- Retire o parafuso de fixação inferior.
- Retire as arruelas e a porca da fixação superior. Todas as arruelas metálicas serão reaproveitadas.
- Faça a remoção do amortecedor.
- Faça a substituição das arruelas de borracha, uma em cada lado da fixação com a carroceria, e substitua também o espaçador da haste.
- Ao remover o guarda-pó do amortecedor, verifique o estado de conservação do batente e faça a substituição caso esteja danificado.
- Faça o escorvamento (sangria) do amortecedor novo assim como foi realizado no amortecedor dianteiro.
- Para a montagem, utilize um modelo de guarda-pó que já contenha o batente. A aplicação é a mesma.
- Observe a posição da arruela de borracha inferior, que deve ficar com o lado convexo para cima. Posicione o novo espaçador e não se esqueça de trocar a arruela de borracha superior.
- Para completar o restante da montagem no veículo, siga a ordem inversa da desmontagem. Observe alguns detalhes: o torque final na fixação inferior é de 80 Nm e após recolocar a roda, faça o aperto da fixação superior, com torque final de 50 Nm.
Após realizar a troca dos amortecedores no Honda City, o ideal é verificar o alinhamento e balanceamento das rodas. Faça o teste de rodagem para garantir que não há ruídos ou qualquer anomalia.
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Fonte: O Mecânico