Como sempre falamos, a manutenção preventiva é a forma mais eficaz e econômica para manter o veículo em bom estado, evitando que ocorram problemas mais sérios. Pensando nisso, hoje selecionamos as principais dicas de como fazer a troca da embreagem no Ford Ka.
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Passo a passo para a troca da embreagem no Ford Ka
- Desmontagem dos periféricos:
- Remova a bateria e o filtro de ar e desparafuse a parte da caixa de marcha.
- Remova o suporte de proteção da bateria com uma chave L 10 mm.
- Solte o cabo massa com a mesma chave, retire o polo positivo da bateria e remova a bateria do veículo.
- Remova o suporte da bateria. No Ford Ka, o módulo de gerenciamento está localizado na lateral do suporte da bateria. Retire-o, mas não desacople por completo, e solte os três parafusos com a chave de 10 mm.
- Solte parte da tubulação de ar para abrir espaço. Instale a corrente de sustentação e deixe o propulsor em semialtura para fazer a remoção da caixa de marcha.
- A fixação da caixa de filtro de ar se dá por meio de coxins devido à vibração produzida pelo motor de três cilindros. Caso algum coxim ou suporte estoure, substitua.
- Aplique desengripante nas partes a serem removidas para ajudar no desencaixe.
- Com uma chave de 8 mm, vá até o corpo de aceleração e faça a soltura. Desconecte a mangueira acoplada na tampa de válvulas e remova a caixa de filtro de ar junto com a tubulação.
- Remova os parafusos que fixam a caixa de marcha ao propulsor e apenas após a instalação remova os coxins.
- Desconecte o atuador hidráulico e retire os três parafusos da parte superior.
- Desacople a mangueira do sistema hidráulico de acionamento do platô colocando um tampão para que o fluído de frenagem não suje a área de trabalho.
- Remova com cuidado as presilhas do coxim superior com uma ferramenta que não risque.
- Solte a trava do atuador e remova a mangueira que conduz o fluído hidráulico até o sistema de acionamento da embreagem com um tampão de borracha para evitar que o fluído pingue.
- Remova os três parafusos do suporte com uma chave L 10 mm aplicando o desengripante para ajudar no processo.
- Desacople a tampa que protege o sistema de engate e remova os cabos de engate subindo a trava.
- Solte a roda com cuidado para não danificar a rosca da porca.
- Remova o suporte do coxim do sistema de exaustão com soquete 15 mm e 21 mm.
- Solte o restante do suporte com o soquete de 15 mm com a extensão longa, mais o cabo de força, e remova o suporte.
- Remoção do quadro:
- Para continuar a troca da embreagem no Ford Ka, solte o parafuso de fixação do pivô, dos parafusos da parte traseira e frontal de fixação do quadro, além de um parafuso da caixa de direção. Serão oito parafusos a serem removidos.
- Solte o coxim inferior da caixa de marcha no centro e remova parte dele do sistema de exaustão.
- Retire os parafusos restantes com a ferramenta adequada.
- Baixe o quadro de suspensão com a ajuda de um macaco hidráulico de câmbio, tendo cuidado com as demarcações existentes nos parafusos.
- Remoção da caixa de câmbio:
- O próximo passo na troca da embreagem no Ford Ka é retirar os parafusos que acoplam a caixa de marcha ao propulsor com a ferramenta adequada. Movimente ligeiramente o motor para trás para aumentar a área de trabalho e depois de remover todos os parafusos abaixe o elevador, desencaixe e remova o semieixo.
- Abaixe o macaco hidráulico por completo e retire a caixa de marchas do veículo.
- Remoção do conjunto de embreagem:
- Utilize uma ferramenta centralizadora para alinhar o platô do disco e do volante. Solte os parafusos com a ferramenta adequada e, com a ferramenta centralizadora fixada, gire o platô e o disco para acessar os demais parafusos.
- Observe a cor e os frisos na parte do platô.
- Remova os parafusos do atuador hidráulico de forma aleatória.
- Limpe a carcaça da caixa de transmissão com produto biodegradável e a seco com um pincel. Remova a espuma feita pelo produto com água.
- Verifique se há desgastes excessivos ou anormalidades (trincados) no volante de motor. Se houver, troque o volante de motor.
- Após a centralização do disco é importante o aperto em cruz sem a ferramenta pneumática, usando o centralizador para alinhar o platô, o disco e o volante.
- Apoie o platô com a mão e coloque os parafusos no sentido cruzado. Use o torquímetro para aplicar o aperto final em cada parafuso no sentido cruzado depois de encostar o platô no volante.
- Com a carcaça de transmissão limpa, encaixe o atuador de acionamento hidráulico na embreagem sem apertar manualmente as peças antes da instalação.
- Prenda os três parafusos do atuador na carcaça da caixa de marchas com cuidado para não forçar a parte onde o rolamento de atuador está posicionado.
- Encoste manualmente os parafusos e regule o torquímetro apropriadamente.
- Utilize o macaco hidráulico para subir o câmbio de volta e posicione o parafuso-guia para sustentação.
- Inicie o processo de montagem após encaixar a caixa de marcha e colocar o parafuso-guia no lugar, evitando pôr muita força e observando se estão perfeitamente alinhados entre si.
- Montagem dos periféricos:
- A partir daqui o processo de troca da embreagem do Ford Ka segue o caminho inverso da desmontagem.
- Realize o teste no fluído hidráulico do sistema de frenagem e verifique visualmente o reservatório para checar contaminação. Se for necessário, efetue a limpeza do local utilizando fluido novo para a limpeza do reservatório.
- Ligue o sistema hidráulico para conferir se há vazamentos ou deficiência no atuador. A cada substituição da embreagem substitua também os atuadores.
- Execute o processo de sangria, com um equipamento adequado, do sistema com o dispositivo adequado. Remova o tampão do sangrador, abra a válvula e acione o pedal de embreagem de forma acentuada, puxando o pedal para facilitar o processo. Feche e abra a válvula até que a presença de bolhas de ar não seja mais identificada no fluído hidráulico através do parafuso sangrador.
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Fonte: O Mecânico