Além de amortecer os impactos entre o carro e o piso, os amortecedores são fundamentais para a frenagem e a estabilidade do veículo. Quando não estão funcionando adequadamente, o volante pode trepidar e, como consequência, as rodas ricochetearem, causando perda da direção. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você saber a hora de fazer a troca do amortecedor do carro.
Como ter certeza de que é hora de fazer a troca do amortecedor do carro?
Para ter certeza que está na hora da troca do amortecedor do carro, dê pequenas arrancadas e freadas e verifique o comportamento da carroceria. Se ela balançar exageradamente, passe na sua oficina de confiança e peça para o mecânico verificar o funcionamento de toda a suspensão.
O ideal é fazer a verificação a cada 1 ano ou 10 mil km rodados. Porém, se você trafega mais em estradas de terra ou ruas mais esburacadas, a troca do amortecedor do carro deve ser feita antes.
Causas do desgaste do amortecedor
Quanto mais os amortecedores trabalham, menor é a sua vida útil. Por isso, dirigir de maneira mais calma, em pistas mais planas e bem conservadas, prolonga a sua vida útil.
Como a suspensão é formada por diversos componentes, quando um item está com defeito os outros ficam sobrecarregados, tornando necessária a troca do amortecedor do carro. Por vezes, o problema pode estar próximo, como nas buchas, terminais, molas, bieletas ou batentes.
O uso de peças fora da especificação do veículo, como molas para rebaixar, por exemplo, também pode sobrecarregar os amortecedores, danificando-os em um prazo mais rápido. Para evitar que isso ocorra, a dica é seguir as recomendações do manual do fabricante.
Sinais de que é hora de fazer a troca do amortecedor do carro
Caso o momento para a troca do amortecedor do carro seja ultrapassado, o veículo pode apresentar alguns problemas capazes de ocasionar acidentes. Por isso, é fundamental ficar atento a alguns sinais.
- Perda de estabilidade nas curvas
Amortecedores desgastados deixam o carro fica mais instável, principalmente em curvas, pois o veículo balança mais, aumentando a dificuldade em manter a direção.
- Desgaste dos pneus
O desgaste dos amortecedores aumenta a sobrecarga em outros componentes, especialmente nos pneus, pois quando as rodas vibram mais há maior dano aos pneus.
- Barulho na suspensão
Fique atento a barulhos ao passar por lombadas ou subir e descer rampas de garagem. Caso perceba algum ruído pode ser sinal de que é hora de fazer a troca do amortecedor do carro.
- Vazamento do fluido
Verifique a presença de um fluido viscoso ao redor do amortecedor. Caso perceba sinais de vazamento a recomendação é procurar seu mecânico de confiança e fazer a substituição do componente.
Veja outras dicas como essa acompanhando nosso blog. A Bompreço Auto Peças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento. Confira nossa linha completa de produtos em nosso site.