Aqui na Bompreço Autopeças recebemos muitas perguntas sobre diversos temas relacionados ao universo automobilístico. Como resultado, criamos esse conteúdo especial com respostas para as principais dúvidas sobre pneus.
Com o propósito de ajudar você a entender mais sobre o assunto, também temos um artigo com dicas de como escolher o pneu certo para o carro.
Dúvidas sobre pneus: tudo o que você precisa saber
1. Como saber a data de validade do pneu?
Em primeiro lugar, é importante saber que esse componente tem duração de 5 anos a partir da fabricação. Assim, para saber se o seu carro está com os pneus dentro do prazo adequado, basta verificar o código DOT, que em inglês significa Department of Transportation.
Essa informação vem estampada no pneu e é seguida por duas letras, que representam a fábrica onde o pneu foi produzido, e três ou quatro números, que representam o ano em que foi produzido.
Nesse sentido, pode-se observar que os pneus produzidos depois do ano de 2000 têm um código de 4 números, de tal forma que os dois primeiros indicam a semana, dentre as 52 do ano, enquanto os dois últimos representam o ano.
Por exemplo, ao ver o número 2617 no pneu é possível compreender que ele foi produzido na 26ª semana de 2017.
– O que é Treadwear?
Uma das principais dúvidas sobre pneus é o significado de Treadwear. O termo se refere ao índice de resistência do pneu ao desgaste e informa a taxa com que esse pneu perde borracha quando testado sob determinadas condições.
A taxa varia entre 60 e 620, tendo 100 como valor de referência. Nesse sentido, um pneu com taxa 300 tem um desgaste três vezes menor que um pneu com nota 100, por exemplo.
No entanto, é importante ficar atento, pois isso se refere apenas ao material do pneu. Dessa forma, para obter o melhor desempenho possível desse item, é essencial manter a calibragem e o balanceamento em dia.
Para entender ainda mais a diferença entre alinhamento, balanceamento e cambagem, confira este artigo específico sobre serviços fundamentais para o seu carro.
– Quais as diferenças de desempenho entre pneu simétrico e assimétrico?
No Brasil, é comum encontrarmos 3 tipos diferentes de bandas de rodagens: simétricas, assimétricas e direcionais. No entanto, são os dois primeiros que costumam despertar mais dúvidas entre os usuários.
1. Simétricos
Embora tenham o desenho mais popular, não é fácil identificar esses pneus. Eles possuem uma informação na lateral, que indica o lado específico da rotação, e são recomendado para motoristas que trafegam em pistas secas, onde a temperatura é mais elevada.
As vantagens desse tipo de pneu são:
- Ruído baixo;
- Maior durabilidade;
- Valor mais acessível;
- Mais opções de rodízio.
Entre as desvantagens, pode-se destacar o menor desempenho do modelo, principalmente em pista molhada.
2. Assimétricos
Modelos mais recentes do mercado, eles apresentam os termos “outside/inside, exterior/interior ou extérieur/intériur” na lateral. Em outras palavras, isso significa que eles garantem maior contato com o solo e já saem de fábrica em carros esportivos.
Entre suas vantagens estão:
- Baixo ruído;
- Maior desempenho em curvas e pistas molhadas;
- Borda externa mais larga, com maior suporte de peso.
Em contrapartida, além do valor mais elevado, os assimétricos têm apenas uma opção de rodízio.
Para diferenciar os modelos simétricos e assimétricos, basta observar as informações na lateral do pneu ou desenhar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. Assim, se o pneu for simétrico, o desenho será igual nos dois lados. Caso contrário, será assimétrico.
– Como ler a medida de um pneu?
A medida do pneu fica na lateral e informa largura, perfil e aro. Dessa forma, ao ver a dimensão 305/70 R16, por exemplo, é possível compreender as seguintes informações:
305: largura do pneu;
70: altura da parede do pneu, ou seja, 70% da largura;
R: pneu radial;
16: diâmetro (em polegadas).
– O que significa a informação Traction?
Esse termo informa a habilidade de um pneu em frear no asfalto ou concreto molhado e é dividido em quatro categorias de tração. São elas, da maior para a menor: AA, A, B e C.
Do mesmo modo, a expressão Temperature também indica esta habilidade e é dividida pelas mesmas categorias.
– Qual o significado das siglas TT e TL?
TT significa Tube Type e indica que o pneu utiliza câmara de ar em seu interior. Já TL é a sigla para Tubeless e informa que o pneu não utiliza câmara de ar em seu interior.
Vale destacar que, atualmente, poucos pneus ainda são produzidos com câmara de ar.
– É comum que os pneus vibrem e façam barulhos?
Dependendo do desenho da banda de rodagem e da pista em que o carro está rodando, é natural que os pneus façam barulho. No entanto, é preciso ficar atento a todos os sinais, pois as vibrações podem indicar que o veículo está precisando ser calibrado.
– Qual a velocidade máxima para cada modelo?
Além dos códigos de medida do pneu, também é possível encontrar os índices de carga (numérico) e o de velocidade (alfabético), que informam a velocidade máxima suportada por cada pneu.
Confira em seguida as letras mais comuns:
- G — 90 km/h;
- J — 100 km/h;
- K — 110 km/h;
- L — 120 km/h;
- M — 130 km/h;
- N — 140 km/h;
- P — 150 km/h;
- Q — 160 km/h;
- S — 180 km/h;
- T — 190 km/h;
- U — 200 km/h;
- H — 210 km/h;
- V — 240 km/h;
- W — 270 km/h;
- Y — 300 km/h;
- ZR — +240 km/h.
Da mesma forma, apresentamos os códigos mais comuns de índice de carga:
- 70 — 335 kg;
- 71 — 345 kg;
- 72 — 355 kg;
- 73 — 365 kg;
- 74 — 375 kg;
- 75 — 387 kg;
- 76 — 400 kg;
- 77 — 412 kg;
- 78 — 425 kg;
- 79 — 437 kg;
- 80 — 450 kg;
- 81 — 462 kg;
- 82 — 475 kg;
- 83 — 487 kg;
- 84 — 500 kg;
- 85 — 515 kg;
- 86 — 530 kg;
- 87 — 545 kg;
- 88 — 560 kg;
- 89 — 580 kg;
- 90 — 600 kg;
- 91 — 615 kg;
- 92 — 630 kg;
- 93 — 650 kg;
- 94 — 670 kg;
- 95 — 690 kg
- 96 — 710 kg;
- 97 — 730 kg;
- 98 — 750 kg;
- 99 — 775 kg;
- 100 — 800 kg.
Esperamos que as suas principais dúvidas sobre pneus tenham sido respondidas neste artigo. No entanto, caso tenha alguma pergunta, envie sua mensagem nos comentários abaixo.
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