Depois de algum tempo de uso do carro e dependendo do asfalto (ou a falta dele) por onde você passou, alguns barulhos irritantes começam a aparecer. Alguns são fáceis de identificar, outros exigem várias horas de pesquisa e trabalho. Para acabar com eles, não peça para outra pessoa levar o carro ao mecânico: as informações do motorista são muito importantes para achar a origem do ruído.
É muito importante descrever em que situação ele ocorre, se é em subidas, descidas, esterçando para direita ou esquerda, em velocidade ou devagar, na saída ou parando, com o carro quente ou frio, na retomada ou reduzindo a velocidade, quando você passa em lombadas ou valetas entre muitas outras causas.
Seja amigo do seu mecânico de confiança e dê uma volta junto com ele até que o barulho aconteça. É bom que ele escute e identifique, na “língua” dos mecânicos existem rangidos, estalos, ferro com ferro, click, entre outros tipos.
Veja alguns dos tipos mais comuns de ruído e o que eles podem significar:
Barulhos na dianteira
São os mais comuns pois o peso do motor exige muito mais da suspensão dianteira. Os problemas mais frequentes são nos amortecedores, molas, bandejas, pivôs e buchas da barra estabilizadora. São ruídos comuns e facilmente identificados através de uma “olhadinha básica”.
Os ruídos estão relacionados a determinadas situações, como torções, subidas, valetas ou mesmo a combinação delas. Veja alguns exemplos:
1) Pinos do cavalete das pinças de freio. Geralmente o barulho acontece quando você pisa no freio levemente.
2) Folga na fixação dos amortecedores: também acontece quando se esterça o volante ou passa em alguma lombada ou valeta.
3) Coxim do motor quebrado. Dependendo de cada modelo, o motor é apoiado por três ou quatro coxins. Ao passar em buracos, o peso do motor recai sobre seus apoios; quando um deles está quebrado, escuta-se um ruído muito forte. O motivo pode ser identificado visualmente ou provocando a torção motor, puxando o freio de mão e tentando movimentar o veículo para frente ou para trás.
4) Bieleta com folga. Esta peça da suspensão dianteira costuma não aparentar problema quando inspecionada visualmente. A maneira de identificar o defeito é retirá-la da suspensão e dar uma volta com o carro em baixa velocidade. Se o barulho sumir, será bom substituir o par.
Barulhos na traseira
Na parte de trás do carro existem barulhos muito comuns como os de amortecedores sem ação, molas quebradas, escapamento solto, folga na fixação do estepe e macaco, tampão traseiro dos alto-falantes.
Os mais difíceis de descobrir são:
1) Folga na fechadura da tampa da mala: a tampa traseira fica batendo. Existem alguns batentes de borracha na tampa traseira que, muitas vezes, caem, deixando a tampa com folga. Uma regulagem resolve.
2) Pontos de solda soltos na lataria. Apesar de raros, eles costumam aparecer. Geralmente o problema ocorre em veículos que sofreram grandes colisões.
3) Folga na trava do encosto do banco traseiro. Este barulho só ocorre quando o banco está vazio; se alguém se sentar, o barulho some.
Barulhos no meio do carro
É uma região que apresenta poucos focos de barulho, porém não menos complicados de serem identificados. Os mais comuns ocorrem dentro das portas, geralmente devido a instalações mal feitas como alto-falantes soltos e módulos e acabamentos mal fixados.
Os causadores de ruídos no meio do carro mais difíceis de serem encontrados são:
1) Pinos de porta com desgaste: eles ocorrem em veículos com portas grandes e pesadas. Geralmente o barulho se confunde com um barulho na coluna ou mesmo na suspensão. Para identificá-los é necessário andar a 5 km/h em rua esburacada (e vazia) e abrir a porta em 10 centímetros: se o barulho parar, será necessário substituir os pinos. Às vezes uma regulagem na fechadura resolve.
2) Bancos dianteiros. Atingem principalmente o do passageiro, geralmente quando está vazio. As causas são folgas no trilho ou no encosto de cabeça.
3) Fixadores do cinto de segurança na coluna: eles também costumam fazer barulhos intermitentes.
O mais importante é saber que o veículo possui milhares de peças e quem realmente entende delas é o seu mecânico de confiança, então não perca tempo, procure uma oficina e saiba que se precisar de peças na Bompreço tem. Entre em contato conosco.
novembro 28, 2020
Vcs conhecem alguma oficina em Goiania especializada em identificar esses ruidos?
agosto 19, 2019
Bom dia Bruno, tudo bom? Além do cinto, como você falou, o barulho também pode estar sendo causado pelos amortecedores ou batentes, além de outras opções. Recomendamos que você retire o banco traseiro, para dar uma olhada, veja se está tudo no lugar, e encaixe novamente. Depois faça um teste com os amortecedores e batentes. Mas, de qualquer forma, indicamos que leve seu carro a um mecânico por garantia. Caso tenha outra dúvida é só entrar em contato conosco pelo número (62) 3507-6000 ou pelo nosso Whatsapp (62) 99181-8000.
agosto 15, 2019
cara to com um barulho infernal na coluna traseira lado direito do meu gol
acho que deve ser algo relacionado ao cinto de segurança
alguem pode me ajudar ?