O alarme automotivo ganhou grande importância para a proteção do carro. Afinal, mais do que um acessório, ele oferece uma série de benefícios para o motorista. Confira a seguir os tipos e características do alarme automotivo e escolha o modelo ideal para o seu veículo.

Características do alarme automotivo

  • Segredo:

Alguns modelos de alarme têm botões escondidos no interior do veículo, que devem ser apertados em ordem para que ele não dispare após dar a partida.

  • Sensor de Presença:

O sensor é acionado assim que o veículo se distancia do controle do alarme, podendo cortar a ignição ou a bomba de combustível para desligar o motor.

  • Rastreador:

Esse item faz parte de quase todo alarme, pois permite que o veículo seja encontrado onde quer que esteja. Para isso, basta ligar na central de monitoramento para o carro ser desligado e o alarme disparar com a voz pré-gravada, além de informar a localização do carro para a polícia.

Tipos de alarme automotivo

Volumétrico:

Esse alarme tem um sensor ultrassônico que monitora os sons e a movimentação dentro do automóvel.

Perimétrico:

Considerado o modelo mais comum, ele detecta a tentativa ou abertura das portas do carro e dispara o alarme. No entanto, ele nem sempre dispara quando o porta-malas ou o capô do carro são abertos.

Bloqueador de freios e parte elétrica:

Esse é um dos tipos mais antigos de alarme automotivo, muito usado com chave tetra. Nele, o dono ativa o sistema e toda a parte elétrica do automóvel é desligada. Além disso, ele trava as rodas para que o veículo não saia do lugar.

Importância de consultar o Manual

Antes de instalar qualquer acessório no carro, a recomendação é consultar o Manual do Proprietário. Com isso, é possível saber se o equipamento é compatível e não causará nenhum tipo de prejuízo, como descarga da bateria, por exemplo.

Além disso, também é indicado verificar a garantia do veículo, pois algumas intervenções interferem nesta validade.

Dicas para escolher o alarme automotivo

Trava:

Como citado, nem sempre o alarme automotivo dispara quando tentam abrir o porta-malas ou o capô. O mesmo vale para a trava.

Por isso, escolha um alarme que monitore o porta-malas, o capô, a ignição e as maçanetas de todas as portas.

Comodidade:

Um grande diferencial para escolher o alarme automotivo é a comodidade. Por exemplo, vidros que fecham automaticamente e travas nas portas fazem muita diferença na sua segurança.

Além disso, também existem sistemas que permitem regular o aparelho de som e a abertura do porta-malas.

Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe sua mensagem aqui no blog ou fale com nossa equipe pelo Facebook ou Instagram.

A Bompreço Auto Peças trabalha com as melhores marcas do mercado e condições especiais de pagamento. Confira nossa linha completa de produtos no site.