Carro que bebe muito é um problema grave, especialmente em tempos do litro da gasolina tão caro. Por isso, é essencial ficar sempre atento aos sinais que o veículo dá para saber quando o consumo de combustível está elevado. 

Assim, para entender os motivos que podem interferir na eficiência do conjunto e saber como garantir o consumo adequado de combustível, continue lendo. 

PRINCIPAIS CAUSAS DO ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL 

1. Calibragem dos pneus

A calibragem incorreta pode provocar o alto consumo de combustível, além de aumentar o risco de explosão e acidentes. Portanto, a orientação é seguir a calibragem indicada pela fábrica.

2. Velas de ignição

Velas de ignição velhas causam uma queima errada na câmara de combustão, o que pode provocar problemas no motor e um elevado consumo de combustível, além de acarretar no desgaste de todo o conjunto de ignição. 

Por isso, é necessário revisar as velas e os demais componentes a cada 10 mil km e trocá-las a cada 50 mil km ou conforme recomendação do fabricante no Manual do Proprietário.

3. Filtro de ar 

O filtro de ar atua como uma barreira, impedindo que partículas e detritos cheguem à câmara de combustão e afetem o funcionamento correto do motor, provocando aquecimento do conjunto, perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Assim, a recomendação é substituir o filtro de ar a cada 10 mil km ou um ano, ou de acordo com a recomendação da fabricante. 

4. Óleo errado ou vencido 

O óleo diferente das especificações da fabricante ou fora do prazo limite de rodagem também aumenta o consumo de combustível, além de aquecer mais o motor. Dessa forma, é importante usar sempre o produto recomendado e fazer a troca a cada 10 mil km ou de acordo com a orientação do manual.

5. Catalisador e escapamento

O catalisador tem a função de converter os gases tóxicos da queima do combustível em água, gás carbônico e nitrogênio. No entanto, quando esse componente apresenta problemas, há dificuldade na saída dos gases, o que eleva a temperatura e aumenta o consumo de combustível e as emissões.

6. Sonda lambda 

A sonda lambda é responsável por ler e monitorar a mistura de ar e combustível produzida durante a combustão do motor e informar ao sistema de injeção eletrônica. Assim, caso ela tenha alguma avaria, as informações passadas para a central estarão erradas, o que vai aumentar o consumo. 

Dicas para evitar o alto consumo de combustível

O alto consumo de combustível também pode ser resultado de algumas práticas ligadas à direção e à manutenção do veículo, como:

  • Arrancar o veículo em alta velocidade;
  • Prolongar o uso de marchas ou utilizá-las de forma errada; 
  • Acelerar durante a mudança de marcha; 
  • Uso de combustíveis adulterados; 
  • Excesso de peso no carro; 
  • Falta de manutenção. 

Dessa forma, para garantir que o seu veículo funcione com as melhores condições e tenha um consumo de combustível mais eficiente, siga as orientações do manual do proprietário e respeite o prazo das revisões. Quer mais dicas para economizar? Confira este texto.

Para fazer a troca de peças do seu carro com condições especiais, conte com a Bompreço Autopeças! Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.