O aparelho de diagnóstico automotivo é fundamental em oficinas e auto centers porque avalia de forma rápida e objetiva o funcionamento da injeção eletrônica do veículo por meio de um scanner.
Diante disso, explicamos as principais informações que você precisa considerar para escolher e usar essa ferramenta.
Importância do aparelho de diagnóstico automotivo
O aparelho de diagnóstico automotivo recebe e impulsiona os dispositivos operacionais que compõem o sistema de injeção eletrônica do automóvel, auxiliando na análise de problemas do carro.
Isso é feito através da comunicação do sistema com um scanner, que permite acesso aos sistemas de controle do veículo por meio de uma rede de dados em linguagem codificada. Afinal, o scanner possui um protocolo de comunicação completo, que permite acessos mais profundos aos sistemas.
No entanto, essa ferramenta só pode disponibilizar todas as suas funcionalidades se estiver corretamente atualizada e capacitada para interpretar as informações. Por isso, é preciso estar sempre atento a esse aspecto.
Dicas para escolher o aparelho ideal para sua oficina
- Leitores de código
Observe quais informações os leitores de código fornecem e se permitem ler e limpar os códigos de diagnóstico de problemas.
- Capacidade do leitor de código
A capacidade do leitor de código começa com a funcionalidade básica de códigos de leitura e limpeza, além de definições de códigos genéricos OBD-II. Já os recursos para leitores de códigos de topo de linha incluem códigos pendentes, códigos permanentes e congelamento.
- Cobertura
Verifique se os leitores de códigos oferecem cobertura aprimorada OBD-II, que são mais robustos e podem ler e limpar os códigos em alguns ou todos os módulos e não só do genérico OBD-II e PCM ou motor.
Atualizações do aparelho de diagnóstico automotivo
As fabricantes oferecem treinamentos, manuais, orientação técnica e assistência ao produto. Porém, outro aspecto fundamental para o mecânico é saber como é feita a atualização do aparelho.
Por isso, é necessário escolher a atualização pela internet, DVD ou troca do cartão de memória, optando pelo plano de pagamento que mais se adequa às suas necessidades.
Vantagens de fazer o diagnóstico automotivo
- Checar as condições do sistema de injeção eletrônica do automóvel;
- Verificar se os sensores dos veículos funcionam dentro dos padrões definidos pelo fabricante;
- Acessar o histórico de falhas do sistema de injeção eletrônica;
- Especificar um plano de correção mais preciso e eficiente.
Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário para nossos especialistas. Para mais informações sobre o mundo automotivo, continue de olho no blog da Bompreço Auto Peças e acompanhe nosso Instagram e Facebook.
janeiro 26, 2019
Sistema de rastreamento na minha opinião, ou é muito falho ou os carros que nao se adaptam ao rastreio… Já tive problemas com um meriva que no rastreio condenava um monte de peça e no final so se trocou um modulo no câmbio.