Os problemas no carburador podem deixar o sistema mal regulado, além de danificar o motor do veículo. 

Grande parte dos carros atuais não tem carburador. No entanto, os modelos mais antigos ainda contam com essa peça. Por isso, é importante entender como ele funciona e saber quais problemas você pode ter.

Portanto, se você tem dúvidas sobre esse tema, continue lendo e descubra como identificar e solucionar defeitos nesse componente. 

O QUE É O CARBURADOR?

O carburador é a peça responsável por misturar o ar e o combustível e regular a dosagem certa de cada uma, alimentando o motor de combustão.

Assim, ao acelerar o carro, o pistão aspira o ar que vai ser misturado ao combustível, permitindo que a mistura passe em alta velocidade pelo difusor, dando início à combustão.

Dessa forma, quando há menos ar que o necessário, o carro afoga pelo excesso de combustível. Quando há mais ar que o necessário, o veículo perde potência. Como resultado, isso prejudica o motor e aumenta o consumo de combustível. 

COMPONENTES DO CARBURADOR 

O carburador está presente em veículos com motorização do ciclo Otto de 2 ou 4 tempos, que funcionam a partir da explosão de uma mistura dentro da câmara de combustão. 

Ele é composto pela entrada de ar, pela entrada do combustível e alguns componentes principais, como:

  • Cuba de nível constante;
  • Bóia controladora de nível;
  • Válvula de bóia;
  • Agulha do pistão;
  • Pistão de aceleração ou êmbolo;
  • Diafragma;
  • Válvula borboleta;
  • Giclê principal;
  • Entre outros. 

PRINCIPAIS PROBLEMAS NO CARBURADOR 

1. Vazamentos 

Os vazamentos do carburador fazem o motor engasgar em marcha lenta e em alta velocidade, criando uma sensação parecida à de combustível adulterado.

2. Regulagem mal feita  

Quando a regulagem do carburador não é feita de forma adequada, o motor pode ter problemas para dar partida e acelerar, além de falhar em marcha lenta ou alta velocidade, não ter potência em velocidades altas ou ter aceleração irregular. 

3. Defeito na vedação

Outro problema no carburador é a falha na vedação, que pode provocar rachaduras, ressecamento e danos.

4. Motor não dá partida 

O defeito na partida ocorre, normalmente, quando o carburador está desregulado, o que costuma ser resolvido com o ajuste do parafuso de mistura do componente. 

5. Giclê 

O desgaste do níquel do carburador, misturado à sujeira da cuba, pode obstruir as vias do giclê.

Em resumo, os principais sinais de problemas no carburador são:

  • Diminuição da potência do motor;
  • Aumento do consumo de combustível;
  • Carro morre em marcha lenta;
  • Falhas na partida ou em marcha lenta;
  • Escape de fumaça preta.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO PARA EVITAR PROBLEMAS NO CARBURADOR

Em primeiro lugar, para evitar os problemas no carburador, é indicado fazer a limpeza e a revisão do componente a cada 6 meses, mesmo sem defeito aparente. 

Outra dica importante para garantir o bom funcionamento do carburador é desligar o afogador quando o motor já estiver quente. Além disso, é recomendado sempre levar o veículo em um mecânico de confiança, afinal a manutenção é fundamental para corrigir os defeitos mais comuns, melhorando o desempenho do carro e diminuindo o consumo de combustível.

Portanto, fique de olho nos sinais que o seu carro dá e aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo.  Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Para ir direto para a página de carburadores, clique no link abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: