É comum a bateria do carro descarregar, seja porque o motorista esqueceu a luz interna ou o rádio ligado ou pela chegada do inverno. Para não ficar a pé, a solução mais simples é fazer uma ligação direta, popularmente chamada de “chupeta”, entre a bateria de um veículo funcionando e a do que está arriado.
Aprenda agora como fazer a ligação direta e saiba quais cuidados tomar nessa situação de emergência.
QUANDO FAZER?
É necessário fazer “chupeta” quando a bateria perde carga pelo sistema elétrico estar em curto ou quando algum sistema que consume a carga da bateria fique ligado, deixando a tensão tão baixa que o motor de partida não consegue virar o motor.
COMO FAZER?
- Aproxime o carro com carga do modelo com a bateria arriada.
- Antes de abrir o capô, verifique se todos os equipamentos elétricos, como lanternas, faróis e rádios estão desligados.
- Com os dois veículos desligados, é hora de fazer a conexão dos cabos. Comece conectando o cabo vermelho ao polo positivo (+) de cada bateria. Depois, ligue o cabo preto, negativo, com o polo negativo (-) de bateria.
- Após conectar corretamente os cabos, dê partida no carro bom, espere alguns minutos e dê a partida no carro com a bateria ruim. Assim que o carro pegar, remova os cabos das baterias, começando pelo cabo preto (negativo) e em seguida desconecte o cabo vermelho.
Se o carro entrar em funcionamento no mesmo momento, não é necessário aguardar até a bateria carregar. Porém, caso não saia de imediato é preciso esperar cerca de 10 a 15 minutos para que a bateria carregue totalmente e tenha carga para uma nova partida.
E SE O CARRO NÃO LIGAR?
Se a bateria for nova, o problema pode estar em outra parte. Portanto, verifique os seguintes itens:
– Se o alternador está carregando corretamente, com tensão entre 13,0 e 14,5 V.
– Se há alguma fuga de corrente, como se algum equipamento elétrico ficasse ligado mesmo com carro desligado.
– Se a bateria suporta um teste de carga em que são ligados todos os sistemas elétricos do carro para verificar se a tensão nos bornes da bateria fica abaixo de 12V.
DICAS IMPORTANTES:
– Não insista na partida
Se a conexão dos cabos na bateria do outro automóvel não foi suficiente para virar o motor de arranque, o problema pode ser outro.
– Jamais tente fazer “pegar no tranco”
Em carros com câmbio manual isso pode danificar a correia dentada ou o catalisador e em carros com transmissão automática não é possível pegar no tranco.
– Previna-se
O descarregamento da bateria ocorre com relativa frequência, por isso é essencial ter cabos auxiliares adequados no porta-malas.
– Cuidado com os polos
Fique atento aos polos positivo e negativo do cabo de carregamento. Se ao retirá-los da bateria do carro eles se encostarem, vai ocorrer um curto-circuito que prejudica a bateria do carro “doador”. Além disso, não deixe o cabo positivo encostar na lataria do carro, pois pode provocar curto-circuito.
Depois do problema, não deixe de investigar a causa da bateria ter descarregado e evite ficar na mão outra vez. Lembre-se: a bateria é um item que exige manutenção preventiva, por isso não deixe de ir regularmente ao seu motorista de confiança. Aproveite e confira nossas dicas para escolher a oficina certa para você.
março 25, 2021
que dica estranha né???
junho 3, 2019
Muito boa essa dica.