A manutenção é fundamental para garantir o bom funcionamento do automóvel e evitar problemas relacionados ao sistema de arrefecimento do motor. 

Em nosso blog, falamos sempre sobre a importância de manter a revisão do veículo em dia. Afinal, as manutenções preventiva, preditiva e corretiva são fundamentais para corrigir falhas e evitar prejuízos. 

Pensando nisso, no artigo de hoje preparamos um conteúdo especial sobre a importância de cuidar do sistema de arrefecimento para evitar o superaquecimento do motor. 

Portanto, para saber mais, continue lendo e confira nossas dicas. 

O QUE É O SISTEMA DE ARREFECIMENTO? 

O sistema de arrefecimento é o conjunto de componentes que atuam para manter a temperatura ideal para o veículo funcionar corretamente. Assim, ele ajuda a refrigerar o carro, mantendo-o na faixa em torno de 90º a 110º graus celsius.

PEÇAS QUE COMPÕEM O SISTEMA 

Como explicamos acima, o sistema de arrefecimento do motor é composto por uma série de peças que trabalham em conjunto para manter a temperatura adequada. Entre os principais componentes estão: 

  • Bomba de água: faz o fluido circular no sistema através das mangueiras;
  • Válvula termostática: identifica a temperatura ideal do bloco do motor, abrindo e fechando a passagem do fluido; 
  • Vaso de expansão: armazena o fluido, possibilitando verificar seu nível;
  • Radiador: realiza a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro;
  • Fluido de arrefecimento: líquido composto por água desmineralizada e aditivo, que tem o papel de impedir que a água ferva ou congele;
  • Ventoinha: ventila o radiador, permitindo que a troca de calor entre o fluido e o ar seja mais rápida; 

EXTRA: COMPONENTES QUE MERECEM ATENÇÃO 

– Eletroventilador 

Além dos componentes citados, é importante falar do eletroventilador, que é usado para forçar a passagem de ar através do radiador, resfriando o líquido que passa por ele. Dessa forma, é possível garantir que o fluido volte frio ao bloco do motor.

O funcionamento desse componente é ativado quando o fluxo de ar que passa pelo radiador é pequeno, o que, geralmente, acontece quando o carro está parado ou em baixa velocidade.

Assim, é necessário conhecer os defeitos mais comuns do eletroventilador:

  1. Parte elétrica da ventoinha danificada;
  2. Ventoinha travada sem funcionar;
  3. Fusível da ventoinha do radiador aberto;
  4. Nível baixo do líquido arrefecedor no sistema;
  5. Sensor de temperatura danificado;
  6. Vazamento de líquido pelas mangueiras ou pelo radiador;
  7. Falha de vedação na tampa do reservatório.
– Intercooler 

O intercooler atua entre a turbina e o coletor de admissão, diminuindo a temperatura do ar comprimido e, consequentemente, aumentando a densidade. No entanto, sua utilização é feita em motores sobrealimentados, ou seja, modelos com motor turbo.

Com esse resfriamento, o combustível queima melhor, o índice de poluentes no ar diminui e há ganho de potência para acelerar, o que permite mais segurança na hora de dirigir.  

A diferença entre os dois sistemas está no fato de que, enquanto o radiador diminui a temperatura de todo o motor, o intercooler reduz a temperatura do ar de admissão do motor.

– Embreagem viscosa 

A embreagem viscosa é o componente responsável por permitir que o sistema do veículo mantenha-se na temperatura ideal. Para isso, a ventoinha do motor acopla e desacopla dessa peça dependendo da temperatura do ar entre o radiador e o motor. 

Ou seja, quando o motor está frio, a ventoinha gira sem consumir potência do motor. No entanto, quando a temperatura aumenta, o acoplamento aciona a ventoinha na mesma proporção para obter maior fluxo de ar.

Para evitar problemas nessa peça, a dica é ficar de olho nas suas falhas mais comuns: 

  1. Acoplamento travado: a ventoinha passa a girar continuamente, provocando ruído e aumento no consumo de combustível.
  2. Ventoinha desacoplada: a peça perde o acoplamento com o motor, provocando o superaquecimento.

FATORES QUE LEVAM AO SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR 

  1. Vazamento do fluido de radiador devido a problema na mangueira da bomba d’água;
  2. Ferrugem no motor devido à perda das propriedades anticorrosivas do fluido do radiador;
  3. Válvula termostática travada ou com acúmulo de resíduos, impedindo o fluxo do fluido de radiador pelas galerias internas do motor;
  4. Problemas na ventoinha;
  5. Defeitos na tampa do radiador; 
  6. Rompimento da correia que impulsiona a bomba d’água ou da junta do cabeçote.

Portanto, para evitar o superaquecimento e os problemas provocados por ele, é importante ficar atento aos sinais, além de verificar e trocar o fluido de radiador no prazo recomendado pelo fabricante.

CUIDADOS COM O SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO MOTOR 

Para evitar o superaquecimento do sistema de arrefecimento do motor e garantir seu bom funcionamento, é recomendado adotar algumas práticas e cuidados.

Ficou interessado? Leia a seguir dicas fundamentais: 

  • Use o fluido correto para o sistema 

O fluido de arrefecimento é uma mistura entre água desmineralizada e aditivo, que altera os pontos de fusão e ebulição da água e evita a oxidação das peças. 

Portanto, abasteça seu carro apenas com o fluido indicado pelo manual do fabricante. 

  • Verifique o nível de fluido 

A recomendação geral é conferir o nível de fluido de arrefecimento uma vez por semana, com o carro desligado e frio. Para isso, basta levantar o capô e identificar o vaso de expansão. 

  • Troque o fluido regularmente

O fluido de arrefecimento deve ser substituído, em média, a cada dois anos. Porém, esse prazo pode variar de acordo com a montadora e o modelo do carro. Por isso, o primeiro passo é sempre conferir o manual de instruções e levar o veículo para uma oficina de segurança quando precisar fazer a limpeza do sistema e trocar o fluido. 

  • Faça a revisão periódica 

Por fim, a forma ideal de manter o sistema de arrefecimento do motor em bom estado é fazer a revisão regularmente. Com isso, é possível evitar problemas no dia a dia, além de aumentar a vida útil das peças. 

Tem alguma experiência para dividir conosco ou quer saber mais sobre o superaquecimento do arrefecimento do motor? Então fale com nossa equipe pelo Whatsapp e diga o que precisa.   

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: