O atuador hidráulico ajuda a acionar a embreagem de forma suave ao engatar e faz com que o motor chegue à rotação mínima em marcha lenta. 

Mas você sabe como ela funciona e quais os sinais de problema que esse componente apresenta? Nesse artigo explicamos tudo o que você precisa saber sobre o item para garantir o bom funcionamento do seu veículo. 

Continue lendo e confira. 

O QUE É O ATUADOR HIDRÁULICO? 

O atuador da embreagem é um componente de acionamento hidráulico responsável por enviar o movimento do pedal para a embreagem, interrompendo a transmissão de torque do motor para efetuar a partida do veículo e a troca de marchas.

O movimento acontece quando o cilindro mestre empurra o fluido, que chega ao atuador através de flexíveis. 

FUNÇÃO DO ATUADOR 

O atuador hidráulico utiliza a força hidráulica para acionar o sistema de embreagem, eliminando a necessidade do cabo de aço usado nos sistemas mais antigos, além de se auto regular, evitando a regulagem manual feita na embreagem a cabo.

Assim, os atuadores acionam a embreagem para engatar as marchas por meio da liberação do disco de embreagem, que é ativado pelo platô. Como resultado, o sistema de acionamento exige menos esforço do motorista, além de garantir conforto e segurança aos veículos durante as trocas de marchas. 

SINAIS DE QUE O ATUADOR HIDRÁULICO ESTÁ RUIM 

Como sempre falamos aqui no blog, a revisão é a melhor forma de avaliar se o atuador de embreagem está ruim. No entanto, existem alguns sintomas que podem indicar a necessidade de ir até a oficina mecânica. 

  1. Embreagem alta, em que o pedal deixa a direção desconfortável;
  2. Embreagem baixa, que fica muito próxima do chão do carro;
  3. Embreagem patinando, que é quando você solta o pedal aos poucos, mas o carro não começa a andar;
  4. Dificuldade pra engatar e trocar de marcha
  5. Em carros com câmbio automatizado, mudanças mais bruscas na troca de marcha.

QUANDO TROCAR O ATUADOR? 

O atuador hidráulico possui alta durabilidade, no entanto, necessita de cuidado durante o manuseio e a instalação.

Assim, use o fluido para direção hidráulica corretamente e faça a troca a cada 30 ou 50 mil quilômetros para o nível não abaixar, evitando problemas com direção pesada.

Além disso, é fundamental observar a vida útil da peça, seguindo a recomendação de trocar o componente a cada 40 mil quilômetros. Portanto, é preciso ter alguns cuidados para manter o bom funcionamento da peça. 

  • Não fique com o pé na embreagem enquanto está dirigindo ou quando o carro parado; 
  • Desengate o veículo no semáforo;
  • Não mude a marcha de um jeito brusco.  

Por fim, uma dica muito importante é usar apenas peças originais e de confiança. Aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças e cuide bem do seu carro todos os dias. 

Para saber mais, fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.  

Quer ver a página de alguns produtos listados neste artigo? Clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: