O sistema de freio é essencial para a segurança no trânsito, por isso a manutenção dos seus componentes merece atenção especial dos motoristas e deve ser feita por profissionais de confiança. Confira abaixo quais podem ser as causas de barulho no freio e saiba como evitar esse problema.
Barulho no freio: conheça os problemas mais comuns
- Ruído de ferro com ferro no freio
Esse problema acontece quando as pastilhas estão desgastadas e finas e também quando as peças não são de qualidade. Além do barulho no freio, esse tipo de situação diminui drasticamente a vida útil do componente e reduz a eficiência.
- Trepidação ao frear
Quando o disco de freio está empenado, o sistema provoca problemas como ruídos e trepidação no volante. Essa situação pode ocasionar maior desgaste nas pastilhas de freio e comprometer componentes da suspensão e das rodas.
- Nível de óleo abaixo do indicado
Nos carros mais novos, o nível de óleo também pode indicar se as pastilhas estão precisando ser trocadas. Por isso, a cada 30 mil quilômetros cheque se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras, confira o nível do óleo e verifique se ele está em boas condições.
- Estalo ao pisar no freio
Falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas e torre do amortecedor solta são apenas algumas causas do estalo. Para identificar a origem desse barulho no freio, a dica é levar o carro no seu mecânico de confiança para uma análise mais cuidadosa e detalhada.
Pastilhas e discos de freio: confira o que causa o barulho no freio
O ruído é um dos principais indícios de problema nas pastilhas do carro. O barulho é provocado pelo atrito de ferro do componente com o disco também de ferro e indica que a espessura mínima foi ultrapassada e deve ser trocada para não gerar ranhuras nos discos.
Os discos de freio também têm uma especificação mínima para garantir o funcionamento adequado. Isso significa que barulho no freio, trepidação ou vibração no volante pode indicar perda de planicidade e prejudicar a segurança do sistema.
Revisão preventiva ajuda a evitar barulho no freio
Para garantir que seu carro não apresente barulho no freio, a parte mais importante é fazer a manutenção constante. Faça a revisão anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, cumprindo corretamente o prazo indicado pela montadora.
Com esse cuidado o veículo poderá rodar em ótimas condições, garantindo a segurança do motorista e dos demais ocupantes do carro.
Para mais informações e dicas sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso perfil no Facebook.