A manutenção é fundamental para aumentar a vida útil dos componentes e garantir o funcionamento do veículo. Por isso, é importante ficar sempre atento aos sinais que o veículo dá, como o barulho ao virar o volante.
Diante disso, caso o carro comece a emitir um ruído na parte frontal e ele só aconteça ao esterçar a direção, saiba que há algo errado que precisa ser consertado.
Para saber mais sobre o tema, continue a leitura.
O QUE SIGNIFICA O BARULHO AO VIRAR O VOLANTE?
O sistema de direção trabalha em conjunto com a suspensão e os freios. Por isso, geralmente, quando se percebe um barulho ao virar o volante, a causa pode estar ligada a estes sistemas ou à tração.
Portanto, fique atento e saiba como identificar a origem do problema.
CAUSAS DO BARULHO NO VOLANTE
1. Rolamento do coxim do amortecedor
Uma das principais causas de barulho no volante é o defeito no rolamento do coxim do amortecedor, que fica nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, localizada nas partes externa e interna da caixa de roda.
Assim, por ficar dentro do cofre do motor, o problema no sistema pode ser percebido através de um barulho advindo da frente do carro. Isso acontece porque, às vezes, o rolamento trava, fazendo com que a mola saia de sua posição, o que provoca um ruído toda vez que o condutor esterça a direção.
Diante disso, para aumentar a vida útil dessas peças, a dica é evitar virar o volante até o fim por períodos maiores do que o necessário, como ao fazer manobras.
2. Junta homocinética
Outro barulho que preocupa os motoristas é um estalo metálico parecido com o som de algo se quebrando, o que sinaliza um problema na junta homocinética.
Esse item é responsável pelo movimento de força gerado pelo propulsor e enviado para a transmissão e, em seguida, para as rodas. Com isso, o semieixo e a roda podem movimentar-se em ângulos diferentes, possibilitando que o carro se desloque para os lados e de cima para baixo.
No entanto, quando há alguma avaria provocada por contaminação com água, poeira ou lama, o componente causa um ruído muito forte.
3. Fluido do sistema de direção
Em carros com direção hidráulica, o baixo nível do fluido pode gerar um ruído agudo, além de provocar uma vibração no volante sempre que o carro é esterçado. Assim, para evitar esse problema, a recomendação é completar sempre o lubrificante do sistema de direção de acordo com as orientações do manual do proprietário.
Portanto, se esse problema começou a ocorrer de repente, você deve procurar um mecânico de confiança para verificar se há um vazamento de fluido.
IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A manutenção preventiva é essencial para manter os componentes funcionando corretamente, mesmo quando o carro não apresenta barulho ao virar o volante.
Por isso, é necessário ficar atento ao prazo correto para a substituição dos fluidos e respeitar o prazo indicado no manual do proprietário para verificar e fazer a troca de cada peça.
Além disso, tenha um mecânico de confiança para realizar a revisão do seu automóvel com qualidade e preço adequado.
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