Provavelmente você já passou ou conhece algum motorista que precisou fazer chupeta na bateria do carro. Isso acontece porque se deparar com a bateria descarregada não é uma situação incomum. Pensando nisso, listamos algumas práticas que devem ser evitadas e que precisam ser analisadas para identificar o problema.

Bateria descarregada pode ser um problema sério?

Normalmente, quando a bateria descarrega o problema é simples e pode ser resolvido ao fazer a chupeta, que traz a carga de volta.

Porém, é preciso ficar atento porque a falha pode ser na parte elétrica do carro e demandar outros cuidados. Nesse caso, o problema pode ser resultado das lâmpadas internas, de alguma nova ligação, do tempo de vida da bateria ou de algum componente que está sugando energia demais.

Causas comuns da bateria descarregada

Existem algumas formas de identificar os problemas que causam a descarga e consertá-los antes que danifiquem o componente. Para saber como proceder, confira as causas mais comuns para a bateria descarregada e saiba o que evitar.

  • Chave na ignição por muito tempo

Deixar a chave na ignição é uma das causas mais frequentes para bateria descarregada. Por isso, tenha cuidado para não esquecer a chave na ignição até acender as luzes do painel, porém sem dar partida no motor.

  • Esquecer faróis ligados

Muitas pessoas têm o hábito de chegar em determinado lugar, estacionar o carro, desligar e esquecer os faróis acesos. Dependendo do tempo que ficam ligados, a bateria pode não resistir. Por isso, antes fechar o carro certifique-se de que não esqueceu nada ligado.

  • Rádio ligado e o motor desligado

Deixar o rádio ligado suga a bateria em uma velocidade muito rápida. Para evitar que isso ocorra, deixe o motor ligado enquanto estiver ouvindo música.

  • Luzes internas

Problemas com a ligação das luzes que ficam dentro do porta-luvas ou na parte de trás dos passageiros podem deixar a bateria descarregada. Nesse caso, a dica é levar o carro no mecânico especializado na parte elétrica para corrigir o problema e prolongar a vida útil da bateria.

  • Bateria antiga

A bateria do carro tem vida útil de aproximadamente 2 anos, podendo variar de acordo com a utilização do veículo.

Próximo desse período, é importante verificar se a bateria está dando problemas ou se há dificuldade em dar a partida no carro mesmo com o reservatório de partida a frio cheio. Caso essas falhas sejam recorrentes, é hora de realizar a troca.

Fique de olho e elimine essas práticas de seu dia a dia. Assim você garante maior vida útil à sua bateria e evita problemas inesperados. Para mais dicas e novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe nosso blog e confira nosso Facebook.