A correta calibragem de pneus garante mais segurança na hora de dirigir e ajuda a reduzir o consumo de combustível, melhorando o desempenho do automóvel. Para entender a importância desse cuidado e saber como fazer a calibragem ideal, continue lendo.

Importância da calibragem de pneus

A manutenção do carro é essencial para manter a segurança do motorista e dos demais ocupantes do veículo e os pneus são fundamentais para isso. Considerando que esse item requer um investimento considerável, uma dica muito importante é fazer a calibragem de pneus corretamente para aumentar sua vida útil.

Quando o motorista segue a calibragem indicada pelo fabricante, o consumo de combustível é reduzido e há menor chance de problemas, como facilidade em furar, problemas com o desalinhamento do carro, mudança de direção sem que o motorista perceba, perda de estabilidade e aumento da distância de frenagem.

Como fazer a calibragem de pneus corretamente

Existem alguns cuidados que ajudam a fazer a calibragem de pneus e mantêm a qualidade desses itens. Para tirar suas dúvidas, confira o pequeno guia abaixo.

Dicas para fazer a calibragem de pneus

  • Quando fazer a calibragem

O correto é fazer a calibragem de pneus de manhã, quando eles ainda estiverem frios, tendo rodado, no máximo, 3 quilômetros.

  • Pressão na calibragem de pneus

A pressão ideal envolve diversos fatores, como potência do motor, tamanho do carro e se ele está carregado ou não, o que significa que cada carro e situação precisam de uma calibragem específica.

Por isso, para saber a pressão ideal do seu carro, é fundamental consultar o manual e, se a informação não estiver lá, procurar o adesivo colado na parte interna da porta ou na tampa do combustível que traz esse dado.

  • Calibragem do estepe

O motorista deve sempre fazer a manutenção do estepe, deixando-o em condições adequadas de uso. A dica é fazer a calibragem a cada vinte dias.

Com esses cuidados você garante a segurança de todos os passageiros e aumenta a vida útil do seu carro. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e acompanhe nosso Facebook.