Os câmbios de embreagem vieram primeiro na versão manual, depois automática, de variação contínua e, por último, os manuais automatizados, que se dividem entre os de embreagem única e os de dupla embreagem. Para te ajudar a entender melhor as características desse item, hoje a Bompreço Auto Peças explica e dá dicas sobre os câmbios de dupla embreagem. Confira!
Funcionamento dos câmbios de dupla embreagem
Os câmbios de dupla embreagem trazem duas embreagens no lugar do conversor de torque e dois discos de embreagem, sendo que um deles aciona todas as marchas pares e a marcha ré e o outro, menor, aciona as ímpares. Isso permite que as marchas estejam sempre prontas para serem usadas.
O sistema conta com um módulo de controle ligado ao módulo central do veículo capaz de gerenciar informações como se o carro está numa curva, numa reta ou em desaceleração, apontando qual a marcha mais adequada naquele momento.
Vantagens dos câmbios de dupla embreagem
- Caixa mais leve do que uma automática com o mesmo número de velocidades.
- Trocas mais rápidas, pois as embreagens funcionam mais rápido do que um conversor de torque.
- Caixa de embreagem menor e menos complexa.
- Conjunto mais compacto, com pares de engrenagens em árvores paralelas.
- Operação suave e rápida.
Cuidados para preservar os câmbios de dupla embreagem
- Não colocar o câmbio em neutro
Os carros com câmbios de dupla embreagem desacoplam a transmissão do motor automaticamente, evitando o desgaste nos discos de embreagem. Por essa razão, não é preciso colocar o câmbio em neutro quando o carro para.
- Não tirar o pé do freio em ladeiras
Quando estiver parado em uma ladeira, é fundamental não tirar o pé do freio. Nos câmbios de dupla embreagem podem ocorrer dois resultados: em caixas de marcha secas não há óleo para resfriar o conjunto e nas imersas em óleo essa prática pode acelerar a contaminação do óleo pelo desgaste excessivo das embreagens.
- Não andar devagar demais por muito tempo
Andar em baixa velocidade leva a embreagem a não se acoplar ao volante do motor por inteiro para manter a velocidade, o que eleva o desgaste da embreagem.
- Troca de marcha
Aumentar a marcha durante a frenagem ou reduzir durante a aceleração são práticas que prejudicam as transmissões de dupla embreagem. Nesses casos, fazer trocas manuais é extremamente danosa ao sistema.
- Não segurar o freio e o acelerador por muito tempo
Pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo acentua o desgaste e superaquece o conjunto. Por isso, é essencial evitar essas práticas para proteger o veículo.
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