O desgaste das peças do carro é um processo natural, que pode ser minimizado com algumas manutenções preventivas e recorrentes. Porém, tão importante quanto essas manutenções e revisões constantes, é a manutenção preditiva, que analisa sinais de fadiga e problemas, ajudando a manter o carro em bom estado.

O que é a manutenção preditiva?

Manutenção preditiva é um processo de observação e análise prévia de sinais que podem indicar problemas, ou seja, é uma técnica de manutenção que leva em consideração o estado do equipamento.

Este tipo de manutenção checa pontualmente as peças para antecipar possíveis problemas que podem gerar gastos maiores com manutenções corretivas. Para isso, é feito o acompanhamento periódico das máquinas e a análise de dados coletados.

Importância da manutenção preditiva

Essa manutenção considera o desgaste das peças e mostra as condições reais de funcionamento de cada equipamento, possibilitando determinar a vida útil de cada componente e evitando desmontagens desnecessárias do sistema para verificação.

Dessa forma, a manutenção preditiva impede o aumento de danos, aumenta a confiança no desempenho de um equipamento e reduz a ocorrência de consertos não planejados.

Métodos da manutenção preditiva

  • Análise de vibrações

O carro é formado por engrenagens, válvulas e diversas peças que podem emitir algumas vibrações. Porém, vibrações que excedem o normal e causam impactos no carro, como vibração no volante, não são normais.

Para analisar esse problema, a manutenção preditiva usa aparelhos que medem a intensidade de cada vibração e informam se isso é normal ou não.

  • Análise dos óleos

A análise dos fluidos deve ser feita frequentemente para que o carro não dê problema. Dessa forma, a manutenção preditiva analisa se os óleos estão em perfeito estado e, caso haja vazamento, identifica qual tipo de óleo está vazando.

  • Análise do estado das superfícies

Essa manutenção pode ser feita visualmente e se refere à verificação de desgaste ou anomalia que possa gerar problemas futuros.

  • Análise estrutural

Essa manutenção preditiva identifica trincas, vazamentos, problemas de rachaduras, ressecamentos entre outras.

Com essas dicas, você mantém seu carro novo por muito mais tempo e evita gastos desnecessários. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e acompanhe o Facebook.