Muitos motoristas optam por locais mais baratos para abastecer o carro, porém essa economia pode resultar em um grande prejuízo. Pensando nisso, listamos os principais sinais dados pelo carro com combustível adulterado e explicamos a importância de abastecer apenas em locais de confiança.

Sinais e pistas de combustível adulterado

Quando o carro é abastecido com combustível adulterado, pode demorar para o problema ser identificado. Por isso, é necessário ficar atento a sinais comuns que o veículo pode apresentar.

  • Falta de potência;
  • Falhas repentinas;
  • Maior consumo de combustível;
  • Acendimento da luz de injeção eletrônica;
  • Dificuldade para dar partida no carro pela manhã;
  • Ruído no motor semelhante ao de uma corrente de bicicleta trocando de marcha nas saídas e em subidas;
  • Odores estranhos, como solventes e querosene, saindo pelo escapamento;

Dicas para evitar os prejuízos causados pelo combustível adulterado

Escolha do combustível

A recomendação para carros flex é que sejam abastecidos alternadamente entre álcool e gasolina, sendo quatro tanques de um combustível e um tanque de outro. Essa prática é importante porque o etanol pode limpar as impurezas da gasolina e a gasolina também consegue limpar as impurezas do álcool, evitando os prejuízos do combustível adulterado.

Troca de óleo e revisão

Faça a troca do filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros e realize a limpeza dos bicos a cada 20 mil quilômetros.

Para mais dicas para economizar e cuidar adequadamente de seu veículo, confira esses textos.

No blog da Bompreço Auto Peças você encontra dicas e novidades sobre o mundo automotivo e pode tirar todas as suas dúvidas. Fique de olho também em nosso Facebook e mantenha-se atualizado.