O sistema de freio é um dos componentes mais importantes para a segurança dos passageiros do veículo. Ele é responsável por parar o carro e reduzir a velocidade das rodas quando os freios são acionados, se desgastando pelo uso constante. Para te ajudar a entender este procedimento, explicamos abaixo o passo a passo de como fazer a substituição dos discos e pastilhas no Honda Fit 2009.
Passo a passo para a substituição dos discos e pastilhas no Honda Fit 2009
Procedimento de desmontagem para substituição dos discos e pastilhas no Honda Fit 2009
- Tire a mola de trava da pinça com uma chave de fenda e solte a pinça do cavalete fazendo uma alavanca com a chave.
- Desencaixe a pastilha e prenda a pinça na torre de suspensão com uma corrente para que os flexíveis não fiquem tensionados.
- Use um alicate-trava no flexível para impedir que o fluido de freio antigo não retorne ao sistema.
- Remova a tampa do sangrador, coloque a mangueira do reservatório que irá capturar o líquido antigo e abra-o com uma chave estrela.
- Use uma ferramenta especial para recuar o êmbolo e retirar o líquido antigo por baixo.
- Feche o sangrador e solte o alicate-trava.
- Use uma chave-estrela de 17mm para soltar os dois parafusos do cavalete, remova esse item e limpe-o com uma lixa de metal.
- Solte os dois parafusos de fixação do disco com uma chave phillip e use o martelo para remover o disco.
- Limpe o cubo de roda com uma lixa para ferro, uma escova de aço e uma flanela, removendo o excesso de sujeira.
- Meça o empenamento do cubo de roda com um relógio comparador e observe que o ponteiro deve estar na extremidade do cubo.
- Limpe o cavalete com a escova de ferro e higienize os pinos deslizantes no esmeril.
- Lubrifique o cavalete e os pinos deslizantes com uma graxa especial e reinstale-os na pinça.
- Limpe fina camada de óleo para proteção do disco novo e instale-o no cubo com dois parafusos de fixação.
- Reinstale o cavalete, solte a pinça e faça a limpeza da borda do êmbolo e outros pontos da pinça com uma lixa.
- Instale as pastilhas novas.
- Rosqueie o pino deslizante com uma chave Allen de 7 mm e faça o aperto.
- Reinstale a mola de pressão.
- Confira as medidas do disco instalado com o relógio comparador e fique atento à tolerância máxima, que é de 1 décimo (ou 10 centésimos).
Desmontagem dos discos e pastilhas no Honda Fit 2009 traseiro
- Solte os dois parafusos que fixam a pinça de freio com uma chave estrela de 12 mm, solte os dois parafusos que fixam a pinça e use uma chave de 17mm para segurar a porca do parafuso da pinça.
- Retire a pinça do cavalete e tire as pastilhas antigas.
- Feche o flexível com um alicate-trava.
- Coloque a mangueira do reservatório de coleta na ponta do sangrador e abra-o com a chave 10mm.
- Encaixe uma ferramenta especial no êmbolo traseiro e empurre-o.
- Na roda traseira esquerda, recue o êmbolo no sentido horário. Na roda traseira direita, use o sentido anti-horário. Deixe o êmbolo reto para encaixar a pastilha e feche o sangrador.
- Amarre a pinça traseira para não danificar o flexível.
- Use o soquete ou a chave soquete 14mm para soltar os dois parafusos do cavalete.
- Solte os parafusos de fixação do disco e use parafusos para aperta-lo e removê-lo.
- Lixe o cubo de roda e a pinça.
- Limpe o disco novo e encaixe-o no cubo com os dois parafusos.
- Limpe o cavalete com a escova de aço e verifique se os pinos deslizantes não estão emperrando.
- Lubrifique o cavalete traseiro com graxa para freios e instale-o novamente.
- Aplique spray antirruído nas pastilhas traseiras, instale-as e coloque novamente a pinça de freio e os dois parafusos.
- Faça o aperto com a chave de 12 mm e segure com uma chave de 17 mm.
Troca do filtro de combustível
- Esgote o fluido antigo no reservatório e confira a especificação do fluido recomendado para o veículo na tampa do reservatório.
- Em carros equipados com ABS, comece a sangria pela roda dianteira esquerda e siga a ordem: 1-dianteira esquerda; 2-dianteira direita; 3-traseira esquerda; 4-traseira direita. Abra o sangrador com o auxílio de uma máquina para sangria de freios e feche-o quando o líquido ficar rosa. Pare a máquina só depois de fechar o sangrador para que não haja ar no sistema e recoloque a tampa do sangrador.
- Verifique o nível do reservatório do fluido de freio e cheque a firmeza do pedal de freio e a altura do freio de estacionamento na cabine.
- Faça um teste de rodagem: com o veículo a 70 km/h, freie progressivamente até 20 km/h e retome a marcha até os 70 km/h novamente para repetir o processo. Faça este ciclo por 20 vezes.
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Fonte: O Mecânico