Em tempo de chuvas, é muito comum ver casos de carros danificados por enchentes. No entanto, além da preocupação com a segurança, os motoristas encaram dúvidas sobre a cobertura do seguro em caso de danos por alagamento.
Cada pessoa tem uma opinião e assim surgem boatos e incertezas. Para te ajudar a entender e resolver esse problema, a Bompreço Auto Peças traz explicações e dicas. Confira!
QUANDO O SEGURO COBRE AVARIAS CAUSADAS PELA CHUVA
Danos gerados por chuvas, como alagamentos e quedas de objetos, são cobertos totalmente pelas apólices de seguro compreensivo, que é o plano mais comum entre os oferecidos pelas seguradoras. Porém, é importante estar atento a alguns detalhes.
FENÔMENOS NATURAIS INCLUSOS NA COBERTURA COMPREENSIVA
- Ventos fortes
- Enchentes
- Chuva de Granizo
- Queda de objetos no carro
- Deslizamento de terra
- Incêndio
- Raios
QUANDO O SEGURO NÃO COBRE OS DANOS
Em algumas situações a seguradora pode se recusar a cobrir as despesas dos prejuízos. Isso acontece caso fique comprovado no laudo que houve agravamento de risco desnecessário, como atravessar pelo alagamento. ?
Ainda é importante que o motorista preste atenção no local em que deixar o veículo estacionado. Caso esteja parado em uma área com risco de enchente, é necessário que avise imediatamente a seguradora, indicando o lugar e as condições em que o veículo se encontra.
O QUE FAZER DEPOIS QUE O CARRO INUNDOU?
O cliente deve solicitar um guincho para retirar o veículo do local, além de comunicar imediatamente a empresa de seguros, através do corretor de seguros ou da central 24 horas de atendimento. Também é importante saber que o motorista pode levar o veículo à sua oficina de segurança, mas só deve autorizar o conserto após a liberação da seguradora, que é feita por um técnico da empresa responsável por avaliar se o carro pode ser recuperado ou se houve perda total.