Manter a pintura do carro intacta é uma tarefa que exige dedicação dos proprietários. Especialistas garantem que, mesmo com os diversos serviços de estética automotiva disponíveis no mercado (polimento, espelhamento, envelopamento, entre outros), alguns cuidados básicos devem ser executados pelo dono do carro no dia a dia.
Afinal, não podemos esquecer de que uma das principais garantias proporcionadas pela manutenção estética do automóvel é a sua maior valorização na hora da revenda.
Deixar resinas de árvores, por um longo tempo provoca a corrosão do local, porque elas são ácidas e oxidam o local, parecendo ao olho nu, uma mancha branca.
Abaixo você confere dicas importantes para manter seu a pintura do carro impecável.
1. Combata sujeiras do ambiente externo
– Diversos fatores contribuem para o desgaste da pintura do carro, mas um dos mais comuns e simples de evitar são os resíduos de árvores e dejetos de pássaros. Ambos, se não retirados rapidamente e de forma correta, podem danificar a pintura com manchas.
– Antes de tentar retirar os resíduos já fixados na pintura do carro o ideal é umedecê-los até que amoleçam e saiam com facilidade, sem riscar a lataria.
– Outra dica é carregar sempre no carro itens para fazer a retirada imediata das sujeiras.
2. Lave o carro regularmente, pelo menos uma vez por semana
– Lave seu carro ao menos uma vez por semana. O ideal é livrar a superfície do carro do contato do carro com poeira, barro e areia. A lavagem deve ser realizada na sombra. O motivo é não deixar que raios solares entrem em contato com os produtos químicos da lavagem, que também causa manchas.
– Não utilize produtos como detergente de cozinha, querosene ou solvente para lavar o carro. Existem produtos automotivos específicos para esta finalidade.
3. Tenha atenção durante a lavagem
– Realize a lavagem sempre de cima para baixo. Essa técnica evita que resíduos de asfalto localizados na parte inferior do carro sejam transferidos para a parte de cima, arranhando a pintura.
– Ao lavar o carro em casa, não esqueça de abrir o capô para haja a secagem completa das grades e dutos próximos ao para-brisa. Do contrário, os dutos entopem e podem ocasionar até vazamentos internos de água.
– Em caso de contato do automóvel com piche de asfalto, não há motivos para desespero. Mesmo que as gotículas se fixem à lataria ou aos vidros, especialistas indicam o uso de uma pequena quantidade de queronese embebido em algodão. Para retirar a gordura deixada pelo produto, basta realizar a lavagem com produto específico de limpeza automotiva.
4. Cuidados após a lavagem
– Após a lavagem, realize também a secagem total da lataria para evitar manchas.
– Uma vez por mês aplique uma cera cristalizadora ao final do processo de lavagem e secagem. Após a colocação da cera, passe uma flanela em movimentos circulares, em pequenas regiões de cada vez, para dar brilho.
5. Evite estacionar em locais abertos e embaixo de árvores
– Para manter uniformidade da pintura do automóvel o ideal é manter o carro sempre estacionado em local protegido de sol, poeira, vento, chuvas e sereno.
– Em caso de contato com geada, não force a retirada dos fragmentos com objetos pontiagudos. Prefira deixar que ela derreta naturalmente.
– Evite estacionar embaixo de árvores para diminuir o risco de contato com os resíduos descritos anteriormente. Se não houver alternativas e tiver que estacionar na rua por muito tempo, uma boa solução é cobrir o carro com uma capa.
6. Realize o reparo imediato dos amassados
– Pode não parecer, mas possíveis colisões do automóvel, se não reparadas tão logo possível, afetam diretamente a pintura do carro, por causa da corrosão.
– O mesmo vale para carros envelopados, pois ao contrário do que muitos acreditam, a técnica de aplicação da película sobre a lataria não a preserva em caso de colisões.
7. Invista em embelezamento e proteção extra
– Para uma proteção mais intensa e em longo prazo, serviços específicos como polimento e espelhamento da pintura são recomendados a cada seis meses.ou doze meses. Ambos retiram riscos superficiais e a ampliam a proteção da superfície contra a ação corrosiva.