O Salão de Detroit 2016, nos Estados Unidos, conhecido por ser tradicionalmente o primeiro do ano, aconteceu em janeiro com apresentações para a imprensa especializada em automóveis. A mostra é voltada ao mercado local, porém, com o mercado cada vez mais global, boa parte dos lançamentos acaba chegando também em outros países – entre eles o Brasil. Confira abaixo algumas das novidades apresentadas:

NOVIDADES NOS SEDÃS

O Salão de Detroit 2016 teve bastante espaço para sedãs que estarão no Brasil em breve. Conheça mais de cada um desses carros:

>> CHEVROLET CRUZE

A versão sedã do Cruze chega ao Brasil no final deste ano e deve ser uma das estrelas da marca no Salão de São Paulo, seguida pelo hatchback (Sport6) em 2017. Além do visual bastante diferente do atual, o Cruze deve ganhar um novo motor 1.4 turbo.

>> HONDA CIVIC

A nova geração do Honda Civic foi apresentada em setembro de 2015 nos Estados Unidos e ganhou o prêmio de “carro do ano” no Salão de Detroit deste ano. O modelo, que foi inspirado nos sedãs compactos de luxo, chega ao Brasil no 2º semestre de 2016 e deve ser um dos destaques do Salão de São Paulo.

>> FORD FUSION

O Fusion recebeu retoques no visual e novo motor V6 de 2.7 litros com EcoBoost, que desenvolve até 329 cavalos de potência e 48,4 kgfm de torque.. A marca confirmou que o modelo chega ao Brasil no 2º semestre de 2016 nas mesmas versões atuais, inclusive o híbrido.

>> VOLVO

A Volvo apresentou no Salão de Detroit o sedã S90. O modelo traz o que há de mais moderno já feito pela marca sueca e teve a importação para o Brasil confirmada para o início de 2017. A marca, no entanto, não falou sobre as versões que serão oferecidas no mercado nacional. Os principais rivais do S90 serão o Mercedes-Benz Classe E, que também estreia em Detroit e está confirmado para o Brasil ainda neste ano, além de Audi A6, BMW Série 5 e Jaguar XF.

NOVO SUV MÉDIO JEEP

Durante o Salão de Detroit, a Jeep confirmou que irá apresentar o novo SUV médio, do porte de Hyundai ix35 e Honda CR-V no Salão de São Paulo, em novembro. O novo utilitário, que será produzido em Goiana (PE), só deve começar a ser vendido em 2017 e ainda não tem nome definido.

O novo SUV terá duas opções de motores no Brasil. Uma delas é o já conhecido 2.0 turbodiesel, presente no Renegade, com 170 cavalos e tração 4×4. A outra, no entanto, é uma novidade. Trata-se de um 2.0 flex, porém ainda não há informações sobre a potência. De acordo com a Jeep, o novo propulsor não será usado no Renegade.

75 ANOS DE HISTÓRIA

A novidade para o Renegade em Detroit foi a edição comemorativa de 75 anos da Jeep, que será produzida também no Brasil. As vendas começam perto do meio do ano apenas na versão Sport, com motor flex e opção de cor verde exclusiva.

NISSAN KICKS x HONDA HR-V

O chefe da montadora da Nissan para a América Latina, Jose Luis Valls , revelou no Salão de Detroit que o Kicks será produzido na fábrica de Resende (RJ). O modelo será um concorrente do Honda HR-V, o SUV mais vendido no país em 2015. Outra informação divulgada por ele é que o carro terá apenas uma opção de motorização, com aposta de boa relação entre peso e potência. A promessa é que o Kicks seja promovido durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

Ficou curioso com as novidades? Siga nosso blog e fique por dentro de todas as inovações do mundo automobilístico.