O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) ou apenas Controle de Estabilidade é um dispositivo que promove maior segurança para os motoristas ao impedir que percam o controle do carro em situações de risco. Esses acontecimentos, ilustrados por curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios, podem ser bastante graves e resultar em capotamentos.

COMO O CONTROLE DE ESTABILIDADE FUNCIONA?

Vários sensores são instalados nas rodas, na caixa de direção e no eixo longitudinal, permitindo que o controle de estabilidade identifique se o movimento feito pelo motorista se mantém na direção real em que o veículo está se movendo.

Quando o dispositivo detecta que o condutor virou o volante para o sentido diferente do estabelecido pelo motorista, em uma fração de segundo o módulo começa cortando o combustível e alivia a tração do motor, aplicando o freio na roda mais indicada para voltar à trajetória original.

FUNCIONAMENTO DO CONTROLE DE ESTABILIDADE NA PRÁTICA

Quando um carro está em um cruzamento e, de repente, outro carro aparece no caminho é preciso desviar. Virar o volante para a esquerda não é suficiente para desviar do obstáculo e sem o controle de estabilidade o carro não vai obedecer, havendo risco de acidente. Já com o controle de estabilidade isso não acontece, pois ao frear a roda mantém o rumo pretendido. Além disso, o dispositivo pode diminuir a aceleração do motor e em pisos escorregadios o ESC freia uma ou duas rodas para trazer atrito suficiente para que o carro consiga subir, garantindo maior controle do automóvel.

DADOS SOBRE O CONTROLE DE ESTABILIDADE

De acordo com um estudo feito entre 2004 e 2006 pelo Instituto de segurança viária dos Estados Unidos, o controle de estabilidade é capaz de reduzir acidentes fatais em 43%. Outro levantamento, realizado pelo órgão federal que regulamenta o setor de transportes norte-americano, a NHTSA, apontou em 2006 que 83% dos capotamentos de SUVs foram evitados graças ao dispositivo.

CONTROLE DE ESTABILIDADE SERÁ LEI NO BRASIL

Um levantamento do site G1 em dezembro de 2015 revelou que entre os 50 modelos mais vendidos no Brasil, apenas cinco possuíam o controle de estabilidade instalado em todas as versões e em 12 modelos o sistema estava presente somente em pacotes de versões mais caras.

No mesmo ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou que o controle de estabilidade será um item obrigatório em carros novos a partir de 2020. A exigência vai valer primeiro para veículos homologados a partir da data de validade da resolução do Conselho, isto é, os modelos inéditos e os que passarem por grandes mudanças.

Em 2022, será realizada a segunda fase do projeto e o controle de estabilidade passará a ser obrigatório também em unidades zero quilômetro de modelos lançados antes da lei vigorar.

O objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso a itens de segurança e mais vidas sejam salvas.