As correias do motor são parte fundamental do carro, afinal desempenham um papel importantíssimo para o seu bom funcionamento. No entanto, poucas pessoas sabem que existem tipos diferentes desse componente.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para explicar quais os tipos e funções das correias e explicamos quando substituir cada uma. Confira!

QUAL A FUNÇÃO DAS CORREIAS DO MOTOR?

As correias são cintas constituídas de materiais flexíveis com a função de transmitir a força e movimento do motor para os demais sistemas do veículo. 

Composta por uma polia fixa no eixo do motor e outra resistente, ela funciona a partir do atrito entre a polia e a correia, que é obtido pela uniformidade de tensão do conjunto.

TIPOS DE CORREIA DO CARRO

1. Correia dentada

Tipo mais famoso e conhecido, a correia dentada é o modelo de maior importância, pois liga o eixo-comando das válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando as peças. Isso permite que as válvulas de admissão e escapamento abram e fechem, garantindo a queima de combustível e colocando o carro em movimento.

Quando ela arrebenta, o carro perde o sincronismo e para de funcionar. Por isso, fique atento a barulhos vindos do motor, superaquecimento do componente e dificuldade de dar partida no carro.

Para evitar problemas com este tipo de correia do motor, faça a revisão a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

2. Correia do alternador

A correia do alternador é responsável por fazer o alternador alimentar a bateria do carro, garantindo o funcionamento do sistema elétrico quando o carro está ligado. 

Os principais sinais de problema na correia do alternador são a luz da bateria ligada no painel e a dificuldade de dar partida no carro. Afinal, caso a correia arrebente, a bateria para de ser carregada e o carro pode parar de funcionar. 

Portanto, faça a revisão desse componente a cada 10 mil quilômetros e a troca, no máximo, até 20 mil quilômetros.

3. Correia do ar-condicionado

A correia do ar-condicionado fica conectada ao motor do carro. Dessa forma, quando o veículo é ligado, ela começa a funcionar e diminui a temperatura na cabine.

A recomendação é substituir a correia do ar-condicionado a cada 50 mil quilômetros para evitar um rompimento que faça o ar-condicionado parar de funcionar.

4. Correia da direção hidráulica

A correia da direção hidráulica é responsável por acionar a bomba hidráulica do carro, enviando o fluido até a caixa de direção.  Com isso, há diminuição no peso do volante para realizar manobras.

Embora não apresente riscos, o rompimento desse tipo de correia do motor deixa a direção mais pesada. Por isso, a revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e a troca, logo depois dos 20 mil.

Embora exista uma recomendação, é importante lembrar que cada veículo possui um processo de desgaste que corresponde às suas condições de uso. 

Por isso, é importante dar atenção às revisões periódicas para evitar danos aos carros quando as correias estão desgastadas. 

Conte com a experiência da Bompreço Autopeças e garanta os melhores preços, atendimento eficiente e peças de qualidade. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu pedido.